Jovens da rede municipal de ensino serão capacitados para cidadania digital e profissões do futuro
Terá início em Lagoa Vermelha um programa voltado a promoção da Educação Integral, desenvolvendo o pensamento computacional por meio de práticas de programação de computadores, com foco em estudantes de escolas públicas de ensino fundamental, apoiado no desenvolvimento de metodologias ativas, materiais didáticos, instrumentos de análise de resultados e pesquisa aplicada à educação.
O programa Letramento em Programação, é uma parceria da Prefeitura Municipal de Lagoa Vermelha, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, IMED, Instituto Airton Senna e Instituto Mama, com início previsto para o dia 21 de março.
Entre os eixos de ações que o programa possibilita, está a expansão das competências socioemocionais e geração de impacto nas escolas, alterando o formato de aprendizagem, facilitando a leitura e criando novos autores no mundo digital.
Além disso, a formação será de 60h anuais, beneficiando neste primeiro momento mais de 120 alunos das escolas Clóvis Pestana, Diógenes Euclides da Cunha, João Protásio da Luz, Léa Beatriz de Quadros Dolzan e Marcílio José Machado.
Haverá duração de duas horas semanais junto ao contraturno dos mesmos, desde as turmas de 4° a 9° ano, com ações através do Pensamento Computacional, com práticas de Programação de Computadores, Desenvolvimento de Aplicativos e Robótica Educacional em uma perspectiva técnica e socioemocional.
Ainda, acontece a realização de uma Feira de Projetos na escola, com a participação de pais, estudantes de outras séries, e toda comunidade escolar.
Comentários