Salvando Vidas: capacitação chega às EMEIs Arco-Íris e Aquarela
Todas as escolas municipais serão contempladas como Projeto
Desde o mês de junho a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Lagoa Vermelha, tem desenvolvido, nas escolas do Município, o Projeto Salvando Vidas. A iniciativa tem como finalidade capacitar as equipes dos educandários para atuar em situações de emergência.
Dando sequência ao calendário de ações do Salvando Vidas, na manhã da segunda-feira (07) foi realizada na EMEI Arco-Íris (Bairro Manoel Vieira da Fonseca) a primeira fase, que é a etapa de treinamento do projeto. Ainda, na última semana, na tarde de quinta-feira (10), ocorreu a simulação de evacuação de incêndio na EMEI Aquarela (centro). A simulação é a segunda etapa da capacitação oferecida paras docentes e servidores das escolas.
Dividida em duas etapas, a capacitação conta com o apoio de integrantes do Corpo de Bombeiros que orientam as equipes dos educandários. As orientações tem como propósito diminuir a probabilidade de ocorrências de acidentes e limitar seus danos e consequências, caso emergências aconteçam.
Na primeira etapa da formação os integrantes do Corpo de Bombeiros conversam com as profissionais das EMEIs sobre primeiros socorros e os planos de emergência das escolas. Já na segunda etapa da capacitação toda a escola age e se movimenta como se estivesse enfrentando uma situação de emergência. É acionado o sinal de incêndio. Acontece a simulação da ligação para informar ao Corpo de Bombeiros sobre o hipotético incêndio, ao mesmo tempo que os alunos acompanhados de docentes e servidores realizam a evacuação do prédio.
A expectativa é que a simulação de incêndio ocorra na EMEI Arco-Íris já nos próximos dias. Com isso o Projeto Salvando Vidas, em relação as ações voltadas a capacitação de equipes das Escolas de Educação Infantil do Município, entra em sua fase final. Então, o próximo passo do Projeto será capacitar, ainda este ano se estendendo até o ano que vem, as equipes das Escolas Municipais de Ensino Básico da sede e do interior.
Comentários