Prevenção do uso de drogas: alunos da Rede Municipal concluem formação do Proerd
Para o próximo ano, a expectativa é atingir a totalidade das escolas interessadas em desenvolver o Proerd
Durante 10 semanas, alunos do 5º ano da EMEI Léa Beatriz de Quadros Dolzan participaram de encontros semanais destinados a desenvolver habilidades básicas para tomada de decisões seguras e responsáveis, com foco na prevenção do uso de drogas. Os encontros foram promovidos pela Brigada Militar, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).
Para marcar o encerramento do ciclo de formação, na tarde da última sexta-feira (11) foi realizada a cerimônia de formatura nas dependências da Escola, momento em que a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Aline Teles Fasoli, e a diretora da EMEB, professora Angelita Minozzo Omizzollo estiveram presentes. Estudantes da Rede Estadual também participaram da formatura.
A secretária Aline comentou que a formatura foi um momento muito bonito e destacou a importância do Proerd na vida dos alunos. “O esforço da Brigada Militar, em parceria com a Escola e as Famílias, é crucial na vida das nossas crianças. Através dos encontros, elas recebem instruções de ponta, capazes de prevenir o uso de drogas por meio do autoconhecimento, autogerenciamento, e habilidade de lidar com responsabilidades."
O Sargento Grando, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Proerd na Brigada Militar de Lagoa Vermelha, explica que, até o ano passado, o Município contava apenas com um Instrutor Proerd para atender os quatro municípios de responsabilidade.
Porém, no início de 2022 mais dois policiais se habilitaram, ampliando o atendimento, focando nos 5º anos do ensino fundamental. Com isso, no primeiro semestre de 2022, o Proerd foi aplicado em escolas de Ibiraiaras e Lagoa Vermelha, em dez turmas do 5º ano, abrangendo em torno de duzentos alunos.
Agora, no segundo semestre, a formação continuou sendo desenvolvida nos 5º anos de Lagoa Vermelha, Caseiros e Capão Bonito do Sul, com mais 11 turmas, fechando o ano com aproximadamente 400 capacitados nos 4 municípios.
Para o próximo ano, a expectativa é atingir a totalidade das escolas interessadas em desenvolver o Proerd. De acordo com o Sargento Grando, durante a formação, os alunos são instigados a participar e refletir sobre o que está sendo discutido nas lições e qual a melhor escolha a se fazer para se afastar das questões que possam trazer algum perigo e consequência indesejada. Ao final os alunos fazem uma redação sobre os assuntos discutidos e a melhor de cada turma é premiada com uma medalha que o Estado fornece.
Comentários