Projeto Salvando Vidas leva capacitação para situações de emergência à Educação Municipal
Bombeiros capacitam profissionais das escolas
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Lagoa Vermelha, deu início a um projeto pioneiro na Rede Municipal de Ensino com o objetivo de instrumentalizar docentes e servidores para a prevenção e combate ao incêndio no ambiente escolar. É o Projeto Salvando Vidas que será desenvolvido em todas as 16 Escolas Municipais.
A primeira capacitação foi realizada com a equipe de profissionais da EMEI Pequeno Príncipe, momento em que os Bombeiros trabalharam desde noções básicas, como o uso do extintor no princípio de incêndio e a manobra de Heimlich para primeiros socorros; até a construção de um Plano de Emergência, com a definição de rota de fuga específica para retirada das crianças de forma rápida e segura.
O treinamento foi conduzido pelo Tenente Moreira, Sargento Adenilson, Soldado Muller e Soldado Bolner. Na oportunidade, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Aline Teles Fasoli, que também participou do treinamento, explicou que o objetivo é que cada escola tenha o seu próprio Plano de Emergência, realizando simulação de incêndio com evacuação dos ambientes, para que todos saibam agir em casos de emergência.
“Este projeto é a menina dos meus olhos. Ainda no ano passado fizemos o primeiro contato com o Corpo de Bombeiros para estudar a melhor forma de capacitar nossos profissionais, e hoje fico muito feliz em estarmos dando início. Tomara que a gente nunca precise, mas se precisar, vamos estar preparados”, destacou a secretária agradecendo a parceria do Corpo de Bombeiros.
Um novo treinamento será realizado na EMEI Pequeno Príncipe, este segundo com a presença dos pequenos alunos para realizar a simulação de uma evacuação em segurança. Ainda em junho, a EMEI Conceição Pires vai receber a capacitação. O cronograma de treinamentos que contempla todas as 16 Escolas Municipais vai se estender até o final de dezembro.
*ASCOM-PMLV
Comentários