Educadores celebram resultado de júri simulado com estudantes
Baixar ÁudioEvento ocorreu nesta semana, em parecia com a UPF
Na terça-feira, 09/07, alunos do Colégio Estadual Dr. Araby Augusto Nacul, de Lagoa Vermelha participaram de uma atividade inédita: um júri simulado em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF). O evento aconteceu no auditório da universidade e contou com o apoio do curso de Direito da UPF, sendo parte da disciplina de Filosofia, ministrada pelo professor Cleverson Alves, que também é aluno de Direito na instituição.
Lisandra Biasi, diretora do colégio, e o professor Cleverson Alves, em entrevista à Tua Rádio Cacique, destacaram a importância e o impacto da atividade. "Foi uma experiência formativa incrível para os alunos, que se envolveram profundamente na elaboração e execução do júri. Eles se dividiram em duas equipes: uma representando as vítimas e a outra o Estado, simulando um caso de direitos humanos relacionado a estupro, violência doméstica e violência de gênero", explicou Cleverson.
O júri simulado foi preparado pelos alunos ao longo de dois meses, com orientações do professor e intervenções da professora Michele, da UPF. Os estudantes não apenas organizaram o roteiro, mas também assumiram os papéis de advogados e testemunhas, desenvolvendo argumentações e apresentando provas durante a simulação.
A atividade também serviu como uma ponte entre o ensino médio e a educação superior, despertando o interesse de alguns alunos pelo curso de Direito. "Vários alunos demonstraram interesse em seguir a carreira jurídica após essa experiência, o que é muito gratificante para nós", disse Cleverson.
O júri simulado teve uma duração de cerca de duas horas e contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas, incluindo familiares dos alunos e acadêmicos de Direito.
Comentários