Lagoa Vermelha promoveu formação de professores vinculada ao programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Professoras representantes dos municípios de Capão Bonito do Sul, Ibiraiaras e Lagoa Vermelha participaram
Lagoa Vermelha sediou uma importante formação para professores, como parte do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, ao qual o município aderiu. O evento aconteceu no auditório da Secretaria da Saúde.
Na ocasião, as professoras representantes dos municípios de Capão Bonito do Sul, Ibiraiaras e Lagoa Vermelha participaram de uma formação voltada à Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI).
A professora Maria Luiza, articuladora local do programa, é a responsável por liderar as ações do compromisso em Lagoa Vermelha. O programa faz parte de uma iniciativa nacional, articulada pela Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), que é conduzida pelo Ministério da Educação (MEC). Seu objetivo principal é garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental. Além disso, também busca recuperar as aprendizagens de estudantes do 3º ao 5º ano, cujos processos educativos foram afetados pela pandemia de COVID-19.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi instituído pelo Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, e, em 2024, contará com o empenho de mais de 7,1 mil bolsistas da Renalfa. A meta é assegurar que as ações do programa cheguem efetivamente às redes municipais, escolas e salas de aula em todo o país, promovendo formações, acompanhando gestão pedagógica e mobilizando educadores.
Com iniciativas como essa, Lagoa Vermelha reafirma seu compromisso com a educação e o futuro das crianças do município.
Comentários