UPF realiza um dos maiores vestibulares de sua história
Mais de 11 mil candidatos devem fazer a prova neste sábado, dia 14 de novembro
Foto: Gelsoli Casagrande
O número de inscritos no Vestibular de Verão 2016 da Universidade de Passo Fundo (UPF) é novamente motivo de comemoração pela comunidade acadêmica. No total, 11.004 candidatos devem fazer a prova neste sábado, 14 de novembro, no Campus Passo Fundo e nos campi de Carazinho, Casca, Sarandi e Soledade.
O registro do número de inscritos no processo seletivo demonstra, na avaliação da vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, que tanto a qualidade educacional da maior instituição de ensino do norte gaúcho quanto a sua tradição e a capacidade de inovar são diferenciais considerados por quem busca a formação no ensino superior. “O trabalho para que uma instituição de ensino superior comunitária seja referência requer investimentos, determinação e envolvimento e comprometimento de todos. Somos uma instituição respeitada e com índices crescentes e isso se deve ao trabalho sério e coletivo que desempenhamos. É importante destacar a grande procura que tivemos em cursos como Arquitetura e Urbanismo, Agronomia e Engenharia Mecânica, os quais tiveram, neste processo seletivo, ampliado o número de vagas oferecidas”, avalia a vice-reitora.
De acordo com Rosani, outro registro se faz necessário: a “virada” das licenciaturas. “A Universidade investe na formação de novos professores, pensando na qualidade da educação do país, com uma formação científica e humana. Graduamos profissionais com excelente capacidade de inserção no mercado de trabalho e formamos os profissionais que irão formar novos profissionais, que são os professores. Essa é uma política diferenciada, que proporcionou novamente a gratuidade nas licenciaturas, agregando treze cursos neste processo seletivo. Todos eles obtiveram uma excelente procura”, frisa.
Cursos mais concorridos
O curso de Medicina lidera a lista dos mais concorridos neste processo seletivo, com 89,93 candidatos disputando cada uma das 45 vagas oferecidas. Na sequência, figuram na lista os cursos de Odontologia, com índice de 9,05 candidatos por vaga; Medicina Veterinária, com 9,02 candidatos por vaga; Direito (Noturno), com 6,72 candidatos por vaga, e Engenharia Civil (Noturno), para o qual há 6,40 inscritos para cada vaga oferecida.
Prova
A prova será realizada no dia 14 de novembro, a partir das 14h, na estrutura multicampi. Os candidatos aos cursos do Grupo 1 farão somente a prova de Redação, que terá início às 14h seguirá até as 15h30min. Os candidatos dos cursos do Grupo 2 farão as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química, que terá início às 14h, podendo estender-se até as 19h.
O gabarito será divulgado no mesmo dia da prova, 30 minutos após sua conclusão. O listão dos aprovados no processo seletivo será divulgado às 11h do dia 16 de novembro e as matrículas da primeira chamada serão realizadas de 17 a 20 de novembro.
Comentários