Merendeiras de Lagoa Vermelha participam de capacitação em Passo Fundo
A qualificação aconteceu no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo
As merendeiras da Rede Municipal de Ensino de Lagoa Vermelha se deslocaram até Passo Fundo para participar de um curso sobre as Boas Práticas de Fabricação (BPF) para manipuladores de alimentos, consequências da não utilização das Boas Práticas na manipulação de alimentos e reciclagem do lixo na cozinha.
A qualificação aconteceu no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (Famed/UPF) e foi oferecida pela Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo e Vigilância em Saúde/PET Saúde.
"Foi uma tarde muito proveitosa, onde foram abordados assuntos de extrema relevância para as manipuladoras de alimentos. São práticas do dia a dia das cozinhas, onde deve-se haver a rotina e o cuidado com higiene e limpeza tanto de equipamentos, utensílios, das áreas de recebimento, estocagem, produção das refeições e dos alimentos em si, também a correta destinação do lixo produzido. As manipuladoras de alimentos são fundamentais para garantir a qualidade das refeições servidas aos alunos", explicou a Nutricionista e responsável técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Lagoa Vermelha, Cristiane Luzzi.
O Setor de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, tem o papel de adquirir e entregar nas escolas, alimentos de boa procedência, qualidade e fiscalizar a produção das refeições.
Além disso, conforme a Nutricionista Cristiane Luzzi, cabe a toda rede (setor de alimentação, direção das escolas, merendeiras) fazer cumprir a legislação e prezar pela saúde dos alunos atendidos no Município, através da execução dos cardápios elaborados pela nutricionista.
Comentários