Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Pensamento Computacional é foco de ensino para mais de 150 estudantes lagoenses

por Ricardo Silva

Neste ano, o projeto está sendo realizado em cinco escolas da Rede Municipal

Foto: Divulgação/Roselle dos Santos/ Prefeitura de Lagoa Vermelha

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a Faculdade IMED e o Instituto Jama, o programa Letramento em Programação tem proporcionado a mais 150 estudantes da Rede Municipal de Lagoa Vermelha a aprendizagem em pensamento computacional.

O programa, que acontece desde o ano de 2017 no município, visa ampliar a inserção dos alunos no universo digital, através de metodologia de solução de problemas complexos e das linguagens de programação digital, para assim desenvolver os estudantes em diversas competências.

Neste ano, o projeto está sendo realizado em cinco escolas da Rede Municipal. São elas: EMEB João Protásio da Luz, EMEB Léa Beatriz de Quadros Dolzan, EMEB Clóvis Pestana, EMEB Marcílio José Machado e EMCMEB Diógenes Euclides da Cunha. Atualmente, são atendidos pelo programa 158 alunos. As aulas acontecem no contraturno escolar, para estudantes do 4 º ao 8 º ano do ensino fundamental.

A coordenadora do programa em Lagoa Vermelha, Julia da Silva, explica que o pensamento computacional pode auxiliar os jovens em todas as áreas do conhecimento, não somente na tecnologia, mas para desenvolver alunos mais criativos, colaborativos, com capacidade de resolver problemas, multiplicar o conhecimento, pensando no seu futuro e na sua vida profissional.

Inicialmente, o projeto foi estabelecido em duas escolas da rede municipal para 32 alunos. Um destes educandários foi a escola EMEB João Protásio da Luz, situada no bairro Ernani Dias de Moraes. Em 2022, a Escola segue com as aulas do programa. A professora Laura Ferreira da Silva, responsável pelas aulas na EMEB, comentou que através das aulas, ao construir projetos com uso da programação, os estudantes estão desenvolvendo a criatividade e a cooperação.

Além da professora Laura também ministram as aulas do programa as professoras Christina Kern Frizon, Lisiane Angela Denardi e Sabrina Pereira. As alunas Kemilly Vitória Ribeiro da Silva ­ (do 6° ano da EMEB João Protásio da Luz, de 11 anos) e Gabriele de Moraes (do 6° ano da EMCMEB Diógenes Euclides da Cunha, de 12 anos) mostram entusiasmadas o que aprenderam durante a aula da última terça-feira (04).

A formatura regional das turmas acontece no próximo dia 28 de outubro, no Gran Palazzo, em Passo Fundo. Lagoa Vermelha será representada por 31 estudantes. Ainda, para o mês de novembro está prevista para acontecer a mostra de conhecimento do programa nas escolas. Nestes momentos os alunos vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo das aulas e haverá a formatura simbólica de cada turma das EMEBs, com entrega de certificados e medalhas.

*Ascom PMLV

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais