Secretaria da Educação desenvolve oficinas pedagógicas nas escolas municipais
A jornada escolar foi ampliada para até sete horas diárias
A secretaria da Educação, Cultura e Desporto está desenvolvendo diversas atividades com os alunos, através do programa de educação integral, que está sendo gradativamente implantado nas escolas da rede municipal de Lagoa Vermelha. De acordo com o secretário Ranyeri Bozza, a proposta de educação integral, além de afastar os alunos da ociosidade e da vulnerabilidade das ruas, objetiva desenvolver intelectual, moral e fisicamente cada estudante.
“Os trabalhos manuais e exercícios de autonomia também farão parte do cotidiano em nossas escolas. Essa concepção está ancorada em pensadores como Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. Ambos defendem que a educação escolar, para ser eficaz, deve ensinar aspectos morais, emotivos, higiene e saúde”.
Através de oficinas pedagogicamente orientadas em algumas escolas municipais, a jornada escolar foi ampliada para até sete horas diárias. Os estudantes recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde. Além da oficina de sustentabilidade e meio ambiente no contra turno, os alunos tem oficinas de teatro, contação de estórias e produção de texto, xadrez, jiu-jitsu, reforço escolar, empreendedorismo, artesanato, entre outras promovidas através dos programas federais Mais Educação, Mais Cultura e Atleta na Escola.
O coordenador da oficina de sustentabilidade, Michel Baroni, destaca que ou mudamos a forma como exploramos os recursos naturais, e passamos a viver a sustentabilidade ou pereceremos de forma brutal e emersos em nossos próprios resíduos.
Comentários