Horto de plantas medicinais será inaugurado na EMEI Pequeno Príncipe
No local serão plantadas ervas e plantas medicinais
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto construiu um horto em formato de mandala no pátio atrás da EMEI Pequeno Príncipe, localizada no bairro Ernani Dias de Moraes. A ação faz parte do projeto “Horto medicinal de plantas e ervas medicinais na escola”.
O projeto conta com colaboração e execução dos estudantes da Turma de Aceleração, formada pelas escolas Municipais de Educação Básica Diógenes Euclides da Cunha, Clóvis Pestana, João Protásio da Luz e Léa Beatriz de Quadros Dolzan, de faixa etária entre 15 a 17 anos.
O primeiro plantio no horto será feito pelos jovens já nos próximos dias. No local serão plantadas ervas e plantas medicinais. O horto medicinal foi construído na EMEI Pequeno Príncipe a partir de uma visita realizada pela Turma de Aceleração na Escola Estadual Técnica Agrícola Desidério Finamor.
Além disso, para que entendessem melhor o processo de construção de um horto medicinal os estudantes também participaram de momentos de estudo com pesquisas, palestras e entrevistas. Uma destas palestras foi realizada pela extensionista da Emater, Denise Ferreira de Oliveira, que repassou aos jovens informações sobre a utilização das plantas medicinais através do preparo de chás.
De acordo com a Diretora de Ensino Fundamental, Izabel Cristina Piva, o “Projeto Horto medicinal de plantas e ervas medicinais na escola” tem como proposta incentivar o cultivo e consumo de alimentos benéficos à saúde, bem como, realizar o desenvolvimento de uma educação ambiental trabalhada de forma interdisciplinar a partir de propostas pedagógicas que contemplam a diversidade e a inclusão.
A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto, Aline Teles Fasoli, acrescenta que o projeto também visa transformar um espaço escolar ocioso em algo produtivo e útil para as pessoas de seu entorno, além de permitir aos alunos da Turma de Aceleração o desenvolvimento de importantes características como a cooperação, empatia, cidadania e responsabilidade.
O ato inaugural do horto medicinal de plantas e ervas medicinais da EMEI Pequeno Príncipe está previsto para ocorrer no dia 1 ° de dezembro. Ainda na oportunidade, vai acontecer uma mostra para a comunidade escolar dos trabalhos e atividades que foram desenvolvidas pela Turma de Aceleração durante o ano.
*Ascom PMLV
Comentários