Projeto na escola João Evangelista Saraiva promove aprendizado de forma prática
Baixar ÁudioPor meio de canteiros com folhosas, chás e outras plantas, alunos aprendem e interagem
A Escola João Evangelista Saraiva, localizada nas proximidades da Universidade de Passo Fundo (UPF), tem se destacado por um projeto de horta escolar que está transformando a maneira como os alunos do sétimo ano aprendem e interagem com a educação. Desenvolvido pela professora Marisandra Goreti Mendes, como parte de seu projeto de mestrado, essa iniciativa tem chamado a atenção devido ao seu caráter prático e interdisciplinar.
A professora Marisandra, ao explicar o projeto, enfatizou que ele faz parte de seu mestrado profissional na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Além da pesquisa acadêmica, seu mestrado requer a criação de um produto educacional que possa beneficiar a comunidade local. Como ela já trabalha na Escola João Evangelista Saraiva, decidiu desenvolver um projeto que envolvesse os alunos do sétimo ano.
O projeto, que começou em maio, aborda principalmente a geometria, envolvendo conceitos como perímetro, área e medidas. Os alunos foram desafiados a criar canteiros geométricos para plantar uma variedade de alimentos, chás e plantas menos conhecidas. A turma, composta por Lívia Rodrigues, Camille Santos, Ângelo Paim e Cassiano Moreira, demonstrou grande entusiasmo, durante entrevista à Tua Rádio.
Camille Rodrigues, uma das alunas envolvidas no projeto, destacou que participou da parte artística, ajudando a planejar os canteiros e suas formas geométricas. Ela e seus colegas dedicaram cerca de duas semanas para pesquisar e identificar as diferentes plantas. Placas informativas foram criadas, destacando os nomes das plantas em três idiomas: português, inglês e espanhol.
Os alunos também exploraram o mundo da robótica, criando braços hidráulicos e explorando conceitos relacionados. O projeto não apenas aprofundou o conhecimento em geometria, mas também incorporou elementos de outras disciplinas, como ciências, idiomas e até mesmo sustentabilidade.
O impacto do projeto vai além do aprendizado acadêmico. Os estudantes expressaram sua satisfação em trabalhar ao ar livre e se envolver em atividades práticas. Além disso, a horta também influenciou positivamente seus hábitos alimentares, já que eles colheram os alimentos que plantaram e os incorporaram em suas refeições.
A professora Marisandra observou que o projeto de horta escolar tem sido um resgate importante das práticas antigas, que costumavam ser comuns em muitas escolas. Ela também elogiou o envolvimento e a hierarquia estabelecida entre os alunos, com cargos como diretor artístico, presidente e vice-presidente, que garantem a gestão eficiente do projeto.
Além disso, a comunidade também se beneficiará do projeto, com a distribuição de alimentos excedentes e a criação de um almanaque educacional que documentará as várias fases do projeto e inspirará outras escolas a embarcar em iniciativas semelhantes.
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