UPF afirma que espera esclarecimento da União para voltar a usar o Fies para novos acadêmicos
Neste ano de 2018, 70% das instituições de ensino privadas do estado do Rio Grande do Sul, não vão aderir a novos contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
A Universidade de Passo Fundo (UPF), que atende diversos acadêmicos da região, faz parte destas instituições que não terão o Fies em 2018.
Em entrevista à Tua Rádio Cacique, o responsável pelo setor de Bolsas e Créditos da UPF, Clodoaldo Neckel, afirmou que o principal motivo para a não adesão ao financiamento é a falta de clareza na legislação até o momento. Segundo ele, também foi levado em conta o comprometimento proposto às instituições, que passam a assumir como devedoras solidárias os valores contratados pelos seus alunos.
Ainda conforme Neckel, atualmente cerca de três mil alunos utilizam o Fies na UPF. Para estes, o contrato seguirá normalmente.
A UPF irá oferecer aos novos acadêmicos o Plano de Apoio Estudantil (PAE), com o qual o aluno cursa a faculdade pagando somente 50% do valor da mensalidade. Os 50% restantes são pagos após a conclusão do curso. O prazo para o pagamento é o mesmo período de utilização do benefício.
Ouça a entrevista.
Comentários