Vestibular de Verão UPF: Com você em cada escolha
Universidade lançou, na manhã desta quinta-feira (8/10) o processo seletivo para 2016
Foto: Gelsoli Casagrande
A Universidade de Passo Fundo (UPF) dá início a mais uma campanha do Vestibular de Verão. Ofertando 59 cursos de graduação, o processo seletivo inscreve até 9 de novembro, pelo site vestibular.upf.br. São mais de 3,8 mil vagas para ingresso, no primeiro semestre de 2016, em cursos de graduação na modalidade presencial. A prova acontece no dia 14 de novembro. O lançamento oficial da campanha foi realizado, nesta quinta-feira (8/10), durante café da manhã com a imprensa.
Ofertando 55 cursos de especialização, 14 mestrados, quatro doutorados e 10 estágios pós-doutorais, a Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação está engajada em aproximar alunos de graduação com mestres, doutores e pesquisadores, agregando conteúdo ao currículo de cada curso.
O lançamento também contou com a presença da presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), professora Maristela Capacchi, e de diretores de unidades acadêmicas e dos campi. A apresentação da campanha do Vestibular de Verão 2016 foi realizada pela supervisora do Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda (NEXPP) da UPF, professora Maria Goreti Betencourt, e pela representante do setor de Planejamento, Daniela Godinho.
Aproveitamento da nota do Enem
O candidato a curso do Grupo 1 interessado em aproveitar a média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição à realização da prova de redação deverá indicar essa opção no momento da efetivação da inscrição e, no dia da prova, deverá comparecer no local e horário indicados no comprovante de inscrição somente para assinatura de ata de presença. Os candidatos do Grupo 2 interessados em aproveitar a média do Enem, com peso 4, juntamente com a média do processo seletivo da UPF, com peso 6, para compor a média final de classificação, deverão indicar essa opção no momento da efetivação da inscrição. Os candidatos aos cursos dos Grupos 1 e 2 somente poderão aproveitar médias do Enem dos últimos quatro anos (2011, 2012, 2013 e 2014).
Programa Recomeçar Plus
A UPF oferece ingresso diferenciado, por meio de prova única de redação, a pessoas com idade mínima de 40 anos e com ensino médio concluído, disponibilizando um excedente de até 10% das vagas nos seguintes cursos, na sede e nos campi: Administração (manhã e noite); Agronegócio; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciência da Computação; Ciências Contábeis (exceto Lagoa Vermelha); Ciências Econômicas; Comércio Exterior; Design de Moda; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Filosofia; Física; Fisioterapia; Geografia; Gestão Comercial; Gestão de Recursos Humanos; História; Jornalismo; Letras, Português - Espanhol e Respectivas Literaturas; Letras, Português - Inglês e Respectivas Literaturas; Matemática; Pedagogia; Publicidade e Propaganda; Química; Secretariado Executivo; e Serviço Social. Será concedido desconto de 50% nas mensalidades ao candidato aprovado por meio deste programa, desde que não acumule outro benefício financeiro, conforme normativa institucional.
Bolsas e Programas de Crédito
Como opções que facilitam o ingresso e a permanência no ensino superior, a UPF possibilita o acesso a uma série de benefícios financeiros para seus acadêmicos, entre eles o Programa Universidade Para Todos (Prouni), dirigido aos estudantes com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, nesse caso, desde que na condição de bolsistas integrais.
Além desse, a UPF disponibiliza a Bolsa Auxílio 25%, regida por edital próprio disponível no site da Instituição, a qual prevê gratuidade de 25% para os cursos de Enfermagem e Ciência da Computação; e a Bolsa FUPF, a qual concede gratuidade de 50% para os seguintes cursos: Administração (Manhã); Artes Visuais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras, Português - Espanhol e Respectivas Literaturas; Letras, Português - Inglês e Respectivas Literaturas; Matemática; Música; Pedagogia; Química; Secretariado Executivo e Serviço Social, todos no Campus Passo Fundo, além de Pedagogia, no Campus Carazinho; Educação Física e Pedagogia, no Campus Soledade.
Dentre os programas de crédito, estão o Plano de Apoio Estudantil UPF (PAE/UPF), programa regido por edital próprio disponível no site da Instituição e que concede 50% de benefício estudantil quando a renda familiar bruta for igual ou inferior a 15 salários mínimos e a renda per capita do grupo familiar for de até 3,5 salários mínimos; e o Programa Emergencial de Crédito (PEC), um programa próprio da Instituição, de benefício estudantil, regido por edital específico e de fluxo contínuo.
Além desses, há o Programa Municipal de Crédito (Promucred), oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia até 100% das mensalidades dos alunos regularmente matriculados nos cursos habilitados pelo Ministério da Educação, segundo seus critérios. O Fies segue regramento próprio e tem adesão conforme as novas normativas a serem estabelecidas pelo governo federal.
Inscrições e informações
A inscrição é efetivada mediante o pagamento da taxa de R$ 35,00 para os treineiros e para candidatos aos cursos do Grupo 1, e de R$ 70,00 para as inscrições para os cursos do Grupo 2. O processo seletivo prevê gratuidade na inscrição para os cursos de licenciatura. Os candidatos aos cursos do Grupo 1 prestarão somente a prova de Redação, já os candidatos aos cursos do Grupo 2 prestarão as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química.
As provas acontecem no dia 14 de novembro, das 14h às 15h30min para o Grupo 1 e das 14h às 19h para o Grupo 2. O gabarito será divulgado no mesmo dia da prova, 30 minutos após sua conclusão. O listão dos aprovados no processo seletivo será divulgado às 11h do dia 16 de novembro e as matrículas da primeira chamada serão realizadas de 17 a 20 de novembro.
Comentários