Universidade de Passo Fundo busca auxílio para resolver problemas com o FIES
Reitoria recorre ao MEC
Cumprindo agenda em Porto Alegre, o reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF) José Carlos Carles de Souza buscou o apoio do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil Eliseu Padilha para resolver problemas referentes aos repasses do Financiamento Estudantil (Fies) do governo federal no primeiro semestre deste ano. O ofício foi entregue na tarde de sexta-feira (07/08). A vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, acompanhou essa agenda.
A exemplo do que ocorre com muitas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul e do Brasil, a Universidade de Passo Fundo tem enfrentado uma série de problemas decorrentes do não repasse das verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por parte do Ministério da Educação (MEC).
Essas dificuldades, contudo, não impedem que os acadêmicos que já aderiram ao programa em semestres anteriores tenham continuidade do benefício.
PAE-UPF
Essas dificuldades relacionadas ao Fies, dentre outras razões, motivaram a UPF a oferecer, como alternativa aos seus acadêmicos, o Programa de Apoio Estudantil (PAE-UPF). O programa permite que os estudantes cursem sua graduação pagando somente 50% do valor da mensalidade. Os 50% restantes serão restituídos à UPF, pelo aluno, após a conclusão do curso, com um ano de carência.
Comentários