Escolas de Lagoa Vermelha participam de formação pedagógica do PUFV em Antônio Prado
Cerca de mil profissionais da Rede de Educação de 19 municípios participaram do evento
Foto: Divulgação/Assessoria PMLV
Equipes das escolas EMEI Éderson Leite, EEEF Monteiro Lobato e das EMEBs Diógenes Euclides da Cunha e Marcílio José Machado se deslocaram até o município de Antônio Prado para participar de um evento de formação pedagógica dentro do cronograma de atividades do Programa a União Faz a Vida (PUFV), da Sicredi Ibiraiaras RS/MG.
Cerca de mil profissionais da Rede de Educação que fazem parte do Programa atuando nos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais participaram do evento. Representantes de 19 municípios marcaram presença, sendo 16 provenientes do Rio Grande do Sul e 3 de Minas Gerais. A presença diversificada de participantes e instituições refletiu a importância e abrangência do evento para a área educacional da região.
No turno da manhã, os convidados foram recepcionados no Salão da Gruta, localizado no centro da cidade, onde aconteceu uma pequena mostra de produtos coloniais de produtores locais. O Grupo Teatral Nostro Filó realizou uma apresentação e foi exibido um vídeo sobre a história, cultura, gastronomia e os pontos turísticos de Antônio Prado, seguindo para o almoço.
Já no turno da tarde, no Salão da Comunidade Linha 21 de Abril, os participantes do evento assistiram à palestra: “A escola do futuro: insights para uma nova forma de aprender e ensinar”, proferida por Marcos Piangers.
As professoras Izabel Cristina Piva e Jaelhane Rodrigues Rech, coordenadoras locais do PUFV em Lagoa Vermelha, destacaram que, para os professores e gestores, o evento representou uma grande oportunidade para aprimorar suas práticas pedagógicas, com objetivo de fortalecer o compromisso com o ensino de qualidade e, principalmente, incentivar o protagonismo dos alunos na construção de um futuro melhor.
O Programa a União Faz a Vida é um programa reconhecido nacionalmente pela sua contribuição para o desenvolvimento humano e social dos estudantes, incentivando a participação ativa na comunidade, o trabalho em equipe e o respeito às diferenças. Através de atividades práticas e lúdicas, o programa busca despertar a consciência coletiva e estimular a solidariedade, preparando as novas gerações para enfrentar desafios e contribuir positivamente para a sociedade.
Comentários