Proerd forma quatro turmas em Lagoa Vermelha contra drogas e violência
Baixar ÁudioIniciativa da Brigada Militar reuniu alunos de três escolas para conscientização sobre escolhas seguras e saudáveis
Na tarde desta quinta-feira, 31/10, quatro turmas de escolas de Lagoa Vermelha participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A iniciativa da Brigada Militar é voltada para educar crianças e adolescentes sobre a importância de escolhas seguras e saudáveis, afastando-os das drogas e da violência. A solenidade reuniu cerca de 75 alunos das escolas Presidente Kennedy, Trajano Machado e Lea Beatriz de Quadros Dolzan.
O comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente-Coronel Laudemir da Rosa Gomes, destacou que o Proerd atua há mais de duas décadas, trabalhando na conscientização sobre os riscos das drogas e da violência. Ele enfatizou que o programa ajuda a construir uma visão positiva da Polícia Militar, mostrando que a instituição se dedica à proteção e à educação social. "Um estudo apontou que os anos escolares do quinto e sexto ano são ideais para essa abordagem, potencializando o impacto positivo do programa", observou o comandante.
A soldado Taís, responsável por ministrar as atividades, explicou que o programa é composto por aproximadamente 11 lições, cada uma abordando diferentes aspectos sobre a importância de escolhas conscientes e as consequências delas, sejam positivas ou negativas. "Cada criança entende de forma diferente, então usamos exemplos, vídeos e recursos lúdicos para que a mensagem seja absorvida"
O sargento Grando reforçou a relevância do Proerd ao ressaltar que o programa traz a instituição policial para perto das escolas, fortalecendo a prevenção contra caminhos de risco. “Trabalhar esses temas desde cedo oferece às crianças as ferramentas para resistirem a influências prejudiciais e contribui para formar uma sociedade mais consciente e segura”, finalizou o policial.
Comentários