Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Preparação para os Estudos de Recuperação envolve diretores e professores a fim de combater evasão escolar

por Rudimar Galvan

Encontros nas CREs buscaram sensibilizar corpo docente para a oportunidade extra aos alunos da Rede Estadual

A professora Ileane Bravo, da 2ª CRE, de São Leopoldo, organizou os encontros 26 de janeiro a 1º de fevereiro
Foto: Divulgação/Cainan Silva

Os encontros para sensibilização em relação aos Estudos de Recuperação e a elaboração de estratégias para aplicação seguem ocorrendo nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de todo o Estado ao longo desta semana. Na terça-feira (31/1), foi a vez da 1ª CRE, de Porto Alegre, dar seguimento à sua mobilização com as equipes diretivas e os supervisores das 241 escolas do município.

O evento, que ocorreu na sede da Associação Cristã de Moços (ACM), no centro da capital, no dia 30, e no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), no dia 31, debateu o alinhamento e as propostas para a oportunidade extra aos estudantes que ocorrerá entre 8 e 17 de fevereiro. A iniciativa é uma oportunidade adicional para que o aluno recupere as aprendizagens que necessita para o próximo ano letivo, possibilitando a sua aprovação, caso alcance os índices necessários.

Conforme a coordenadora da 1ª CRE, Márcia Garcia, este encontro com as escolas estaduais é um momento de reflexão sobre o processo de aprovação, os métodos de avaliação e a recuperação das aprendizagens, considerando a individualidade de cada aluno.

“As escolas serão preparadas para receber estes alunos e nós pedimos, de forma veemente, que os professores potencializem os seus talentos por meio de atividades lúdicas e observem as principais perdas de aprendizagem. Não é uma aprovação automática. É uma recuperação do conhecimento e dos componentes curriculares”, afirma.

Para a diretora Célia Apolônio, da Escola Rafaela Remião, localizada na Lomba do Pinheiro, os Estudos de Recuperação são uma excelente oportunidade para combater a evasão. “Nós realizamos, desde a pandemia, a Busca Ativa dos alunos. Com isso, os alunos que eram infrequentes acabaram se tornando frequentes de novo e recuperando seu aprendizado. Nós sabemos da realidade socioeconômica difícil e que muitos trabalham. Por isso, é ainda mais importante que sigam sua trajetória escolar”, destaca.

Pelo interior

As reuniões com as equipes diretivas, pedagógicas e professores abrangem todo o Estado entre 26 de janeiro e 2 de fevereiro. A região de Passo Fundo, na 7ª CRE, conta com 120 escolas, e a regional reuniu-se com 220 pessoas integrantes das instituições de ensino. A coordenadora, Carine Imperator Weber, relata a sua satisfação por ter mobilizado um número grande de pessoas para tratar dos Estudos de Recuperação.

“Trabalhamos no grande grupo e em grupos menores, e o que vivenciamos foi simplesmente incrível. Só posso dizer que estamos no caminho para o que mais desejamos: que a educação na rede pública estadual seja de excelência. E não é apenas um sonho: é uma meta”, ressalta.

Estudos de Recuperação

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza os Estudos de Recuperação entre 8 e 17 de fevereiro. A medida visa mitigar os impactos da pandemia na educação, diante do período sem aulas presenciais nas escolas.

A mobilização na rede estadual começou nos dias 19 e 20 de janeiro, com a realização de encontros presenciais envolvendo a Seduc e as 30 Coordenadorias Regionais de Educação, em Porto Alegre, para a elaboração de estratégias e ações a serem executadas durante o período.

Texto: Ascom Seduc

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais