Capão Bonito do Sul sedia o 1º Seminário Regional de Educação Fiscal, em junho
Baixar ÁudioAs inscrições para o evento se encerram no dia 30 de maio
Foto: Luiz Calderan/Tua Rádio Cacique
O 1º Seminário Regional de Educação Fiscal será realizado em Capão Bonito do Sul, promovido pelo Grupo Municipal de Educação Fiscal em parceria com as secretarias de Administração e Educação do município. O simpósio é gratuito, ocorre no dia 13 de junho, no Gaúcho Futebol Clube, e tem intuito de promover a troca de conhecimentos sobre tributos estaduais e temas correlatos.
Em entrevista à Tua Rádio Cacique, Jerry Segalla, diretor da Escola Firmino Frizzo, mencionou que o evento foi idealizado para proporcionar um dia de discussão e debate sobre questões fiscais e tributárias, além de explicar o destino do dinheiro arrecadado com impostos. Para ele, é um exercício de cidadania, abrindo um espaço de diálogo com os alunos, a fim para que compreendam a importância da educação fiscal desde cedo.
Os benefícios de uma educação fiscal atuante se refletem em toda a cadeia econômica local, segundo o coordenador de fiscalização Márcio Ribeiro. Com a adimplência fiscal, os recursos retornam para o município, contribuindo para atingir metas como o maior número de pontos no PIT (Programa de Integração Tributária). O seminário também será uma oportunidade para esclarecer dúvidas, especialmente sobre a emissão da Nota Fiscal Eletrônica para produtores rurais.
As inscrições para o evento se encerram no dia 30 de maio, e podem ser feitas por meio do link https://abre.ai/seminariocbs. Profissionais do setor tributário, professores e a comunidade em geral estão convidados a participar.
Programação:
08h às 9h – Recepção, credenciamento e coffee break;
09h às 9h30 – Apresentação dos alunos da Escola Municipal Firmino Frizzo;
9h30 às 10h30 – Auditor-Fiscal da Receita Estadual, Pierino Schifino, com o tema “A função social dos tributos e a solidariedade do Programa Nota Fiscal Gaúcha”;
10h30 às 11h15: Auditor-Fiscal da Receita Estadual, Idalino Isaco Girardi Guasselli, com o tema “O Aplicativo Nota Fiscal Fácil para Produtor Rural”;
11h30: Almoço;
13h às 13h30 – Apresentação Musical das Escolas Municipais;
13h30 às 14h30 – Compartilhamento de Experiencias com David Anderson Zanoni, de Getúlio Vargas;
14h30 às 15h30 – Técnica Tributária da Receita Estadual, Giane Maria Zago, com o tema “A Educação Fiscal nas práticas pedagógicas: os desafios com a BNCC”
Comentários