Entenda quais estabelecimentos poderão funcionar entre 20h e 5h
Baixar ÁudioBrigada Militar auxiliará na fiscalização das novas determinações
Diante do agravamento da pandemia no Rio Grande do Sul, o Gabinete de Crise decidiu, na tarde desta segunda-feira (22/2), pela ampliação das restrições à circulação de pessoas em todo o Estado. Independentemente da bandeira da região, a janela de horário da suspensão geral de atividades não essenciais das 20h às 5h.
O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite em transmissão ao vivo pelas redes na tarde desta segunda (22), após reuniões com o Conselho de Crise para o Enfrentamento da Epidemia Covid-19 e com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e associações regionais.
Com a ampliação do horário da suspensão geral de atividades, com início a partir das 20h, devem estar fechados, sem público ou clientes, estabelecimentos de atendimento ao público, reuniões, eventos, aglomerações e circulação de pessoas tanto em áreas internas quanto externas, em ambientes públicos ou privados.
As exceções devem ser mantidas: farmácias, hospitais e clínicas médicas, serviços funerários, serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro, assistência social e atendimento à população vulnerável, hotéis e similares, postos de combustíveis e estabelecimentos dedicados à alimentação e hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros, estabelecimentos que funcionem em modalidade exclusiva de tele-entrega e Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa). A suspensão geral também não atinge atividades industriais noturnas.
Estabelecimentos não listados, como igrejas, templos e academias precisam realizar as atividades antes das 20h, com restrição de público conforme regramento do Distanciamento Controlado.
Na manhã desta terça-feira, dia 23 de fevereiro, o programa Temática recebeu a procuradora Fernanda Luneli, do departamento Jurídico, e a delegada da Receita Municipal, Débora Barreto Posse, para falar sobre o regramento e como ocorrerá a fiscalização em Lagoa Vermelha.
Elas responderam às dúvidas dos ouvintes e orientaram sobre como realizar as denúncias. Estabelecimentos que descumprirem os decretos podem ser denunciados pelos telefones 3358-9190, 3358-9153 e 3358-9157 em horário comercial. Em outros horários, as mensagens podem ser encaminhadas para o whatsapp 54 3358-9190 ou com a Brigada Militar pelo 190.
Na região, segundo o comandante dos 1º e 2º pelotões da BM, tenente Paiz, desde o último sábado as guarnições estão nas ruas para garantir que todos sigam as novas determinações. As ações ocorrem em Lagoa Vermelha e nos municípios da região. Ouça a entrevista.
Consulte o protocolo completo no link.
Comentários