SISBI-POA abre novos mercados para produtores locais
Baixar ÁudioPresidente do CIRENOR falou sobre as possibilidades
Foto: Divulgação
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) está trazendo novas oportunidades para os produtores locais. Desde 2019, o Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste (CIRENOR) do Rio Grande do Sul, liderado pelo prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cecchin, vem trabalhando na implementação deste sistema que permite a comercialização de produtos de origem animal em todo o território nacional.
Em entrevista à Tua Rádio Cacique, Cecchin destacou os avanços significativos alcançados na região. Conforme ele, os produtores locais interessados em expandir seus mercados podem se beneficiar do SISBI-POA, desde que atendam às exigências técnicas e normativas do sistema.
O prefeito enfatizou que o CIRENOR oferece suporte técnico aos municípios e às agroindústrias, com uma equipe capacitada para orientar sobre as conformidades necessárias. Ele também ressaltou que o sistema é mantido pelos municípios, sem custos adicionais significativos para os produtores.
A adesão ao SISBI-POA já mostra resultados positivos, em Tapejara e Sananduva, por exemplo, gerando mais empregos e aumentando a arrecadação de impostos municipais
Cecchin incentiva os empreendedores a procurarem as secretarias municipais de agricultura para obter orientação sobre o processo de certificação e as adequações necessárias.
Comentários