Movergs manifesta contrariedade à intenção de aumento do ICMS no RS
Baixar ÁudioEstado deve aumentar alíquota de ICMS de 17% para 19,50%
A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) manifestou contrariedade à intenção do Governo do Estado de aumentar a alíquota de ICMS de 17% para 19,50%.
Em nota, a Movergs afirma que a medida traria uma nova preocupação ao setor moveleiro gaúcho, que já enfrenta diversos desafios, como a alta carga tributária, juros altos, falta de incentivos fiscais e queda no poder de compra.
"A alta carga tributária afeta diretamente a competitividade dos produtos, portanto, aumento de impostos neste momento em que o poder de compra já está reduzido dificulta ainda mais o desenvolvimento do setor", diz a nota.
A Movergs também afirma que a alta na alíquota de ICMS pode afetar o consumo, causando uma série de impactos que afetam negativamente o varejo e as indústrias.
"O setor como um todo sofrerá retração, com grande probabilidade de gerar demissões, uma vez que a demanda por produtos tende a cair", diz a nota.
A Movergs é uma entidade sem fins lucrativos que representa as indústrias de móveis do Rio Grande do Sul.
O setor moveleiro gaúcho é um dos mais importantes do Brasil em número de empresas, produção, faturamento, empregos e exportação. Abrigando as principais marcas de móveis planejados e seriados do país, o Rio Grande do Sul conta com 2.409 indústrias moveleiras que empregam 36.832 trabalhadores. É o quinto setor industrial que mais emprega no estado. Ouça entrevista com Euclides Longhi, presidente da Movergs, e saiba mais.
Comentários