Especialista ensina a economizar na conta de luz
chuveiro elétrico é um dos maiores gastadores de energia
O banho quente, uso de secador de cabelo, aquecedor elétrico, secadoras de roupa e o uso de aparelhos elétricos pode fazer a conta de luz aumentar em até 35%. Grande vilão do consumo, o chuveiro elétrico é um dos maiores gastadores de energia dentro de casa, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Odair Deters da RGE ensina a economizar na conta de luz
- Chuveiro
Evite tomar banhos demorados e feche o registro ao passar sabonete ou xampu, orienta a Aneel.
- Stand by
Desligue ou tire os aparelhos eletrônicos da tomada. De acordo com a Light, o modo stand by pode representar alta de até 15% do consumo de energia.
- Geladeira
Existem alguns modelos projetados para consumir menos eletricidade. É preciso procurar por aparelhos com etiqueta do Inmetro e/ou selo do Procel.
- Máquina de lavar e secadora
A dica para as máquinas de lavar e secar é utilizar as capacidades máximas. Já nas secadoras a recomendação é usar apenas quando muito necessário. Secar peças no varal é sempre a opção mais econômica. O mesmo se aplica ao ferro de passar: reduza a utilização do eletrodoméstico. O ideal é usar o ferro de passar uma vez por semana
- Aquecedor
Os aquecedores de ambiente estão entre os maiores consumidores de energia elétrica nesta estação, segundo a Light. Durante o inverno, este tipo de aparelho pode chegar a um terço do gasto de eletricidade doméstico. Por isso, evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos.
Comentários