Sicredi promove Jornada de Educação Financeira nas escolas
Baixar ÁudioO trabalho desenvolvido pela Sicredi está diretamente ligado aos princípios do “COPS”
A importância da educação financeira tem ganhado destaque em várias esferas da sociedade, e a Sicredi está à frente deste movimento com a Jornada de Educação Financeira, parte do programa Cooperação na Ponta do Lápis. Este programa, desenvolvido pela instituição cooperativa, busca levar capacitação e conhecimento a professores e escolas, promovendo o diálogo sobre temas essenciais como a gestão financeira e o consumo consciente. Ouça a entrevista.
Maria Salete Marofiski, assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo e Sustentabilidade, destacou a relevância desta iniciativa, ressaltando que a educação financeira ainda é um tema pouco discutido tanto nas famílias quanto nas escolas. Segundo Salete, a jornada é uma oportunidade para trazer essa discussão ao ambiente escolar, permitindo que crianças e jovens reflitam sobre seus hábitos de consumo e a importância da sustentabilidade financeira desde cedo.
O trabalho desenvolvido pela Sicredi está diretamente ligado aos princípios do “COPS” (Conscientizar, Observar, Planejar e Sustentar). Através deste enfoque, o programa não só aborda a gestão das finanças pessoais, mas também incentiva uma visão mais ampla sobre o impacto das nossas escolhas no meio ambiente e na comunidade.
Diane da Silva Zardo, doutora em Educação e assessora dos programas “A União Faz a Vida” e “Jornada de Educação Financeira nas Escolas”, também enfatizou o papel do programa na construção de uma vida financeira mais sustentável para os associados e suas comunidades, especialmente em tempos difíceis. “Depois de uma pandemia e das recentes enchentes no Rio Grande do Sul, ainda há muitas famílias que estão se reerguendo. Esse momento exige orientação financeira e uma reflexão sobre como nos manter no sinal verde, evitando o endividamento e o impacto negativo na saúde emocional", concluiu.
Comentários