Dia Internacional do Cooperativismo: Sicredi destaca impacto global e projetos comunitário
Baixar ÁudioNo Brasil, cerca de 20 milhões de pessoas integram o sistema cooperativo
No último sábado, 06/07, foi comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, uma data que celebra o impacto transformador das cooperativas em todo o mundo. Maria Salete Forni Marofiski, coordenadora de Programas Sociais do Sicredi, concedeu entrevista à Tua Rádio Cacique para exemplificar como o cooperativismo está presente na comunidade e o seu efeito positivo. Ouça a entrevista.
Para Maria Salete, o cooperativismo é uma proposta de vida que tem transformado a sociedade desde seu início, em 1844 na Inglaterra. A coordenadora reforçou a relevância das práticas cooperativas que hoje envolvem aproximadamente 1 bilhão de cooperados e 3 milhões de cooperativas globalmente. No Brasil, os números são igualmente impressionantes, com cerca de 20 milhões de pessoas fazendo parte desse movimento, seja em cooperativas de crédito como a Sicredi, agropecuárias, de saúde, entre outros ramos.
A coordenadora expressou uma sensação de orgulho por integrar uma rede que muda realidades locais, regionais e mundiais. Maria Salete sublinhou que o cooperativismo não apenas promove a equidade social, mas também entrega programas e projetos educacionais e de sustentabilidade para as comunidades.
Um exemplo disso é o projeto Circuito Cooperativo, promovido pela Sicredi, que foi avaliado de forma muito positiva. A iniciativa, desenvolvida em conjunto com a assessoria pedagógica e a cooperativa, contou com 15 eventos e a participação de cerca de 1.300 pessoas. O sucesso do projeto reflete o compromisso das cooperativas com o bem-estar comunitário.
Comentários