Grupo Volpato pedem Recuperação Judicial
O pedido foi enviado na tarde de sexta-feira
Grupo Volpato – composto das empresas Lojas Volpato Ltda., Rede Varejo Brasil Eletrodomésticos Ltda. e Volpato Administração e Participações S.A ingressaram na Comarca de Lagoa Vermelha, hoje, 4, com Pedido de Recuperação Judicial. Por sorteio, a Ação foi distribuída para a Terceira Vara. Ainda não há despacho do Juiz Gerson Lira, titular da Vara.
Representam o Grupo Volpato os advogados Dárcio Vieira Marques, Álvaro Brizola Marques e Rafael Brizola Marques, de Passo Fundo, e Giovani Quadros Andrighi, de Lagoa Vermelha.
Em tese, recuperação judicial é uma medida jurídica para evitar a falência de uma empresa. É pedida quando a empresa perde a capacidade de pagar suas dívidas. Criada por lei para substituir a concordata, permite que a empresa reestruture suas dívidas com credores, reorganize seus negócios e se recupere momentaneamente da dificuldade financeira. Com isso, a empresa mantém-se em atividades garantindo empregos e os interesses dos credores que querem ser pagos.
A recuperação judicial precisa da manifestação dos credores, ou seja, exige a concordância dos credores para ser aprovada. Na antiga concordata, apenas a decisão favorável do juiz era suficiente. Os credores não eram ouvidos. Por isso um dos aspectos que a Justiça vai analisar, de início, são as condições das empresas de oferecer um plano de recuperação para os credores, onde dirão como e quando pretendem resolver os seus problemas.
Grupo Volpato tem sua sede em Lagoa Vermelha e conta com mais de 50 lojas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. É dirigido pelo empresário Moacir Volpato que, por dois mandatos, foi prefeito de Lagoa Vermelha (2001-2008).
(Texto: Jornal Folha do Nordeste)
Comentários