Ervateira Barão de Cotegipe vai reconstruir pavilhão incendiado em Machadinho
Baixar ÁudioConforme gestora de empresa , prejuízo é de cerca de R$ 10 milhões
Foto: Divulgação
Um incêndio devastador, que durou mais de uma semana, destruiu uma das principais empresas do setor de erva-mate do RS, a Ervateira Barão de Cotegipe, localizada em Machadinho. A empresa, reconhecida como a marca de erva-mate mais lembrada pelos gaúchos no ano passado, enfrenta agora um grande desafio para se reerguer.
Em entrevista à Tua Rádio Cacique, a diretora da empresa, Ana Paula Picolo, falou sobre o impacto do incidente. "Perdemos mais de um milhão de quilos de erva-mate pronta para ser vendida, além de todo o maquinário e o barracão que utilizávamos para exportação", relatou Ana Paula. Ela destacou que, apesar do sistema de prevenção de incêndio estar em funcionamento, o fogo se alastrou rapidamente, possivelmente iniciado por uma falha elétrica ou uma fagulha.
Ana Paula explicou que a unidade atingida era responsável pela exportação de erva-mate a granel, que necessita de um ano de armazenamento antes da venda. "Graças a Deus, a parte de secagem e empacotamento da marca Cambona não foi afetada", afirmou.
A empresa está agora em fase de planejamento e organização para recuperar o prejuízo estimado em cerca de R$ 10 milhões. No local, trabalhavam 10 colaboradores.
Sobre o futuro, Ana Paula revelou planos para reconstruir o barracão e retomar as atividades o mais rápido possível. "Vamos fazer uma nova estrutura", concluiu.
Comentários