Capacitação online e gratuita é disponibilizada para trabalhadores da cultura
Baixar ÁudioPara a região, são ofertadas 600 vagas
Na quinta-feira, 27 de maio, aconteceu o lançamento da capacitação online Eventos Culturais: da Criação ao Negócio, e a abertura das inscrições. Executado através da Lei Aldir Blanc, o projeto é dirigido a todos os segmentos do setor. A capacitação é gratuita e oferece 600 vagas para a região.
A produtora e proponente do projeto, Rafaela Pavin concedeu entrevista à Tua Rádio e falou sobre as atividades, realizadas em três finais de semana – nos dias 18, 19, 20 e 25, 26 e 27 de junho e 02, 03 e 04 de julho. Às sextas-feiras as aulas são das 19h às 22h; aos sábados, das 13h às 19h e domingos, das 14h às 18h. As inscrições na capacitação podem ser feitas até o dia 13 de junho pelo Sympla.
Conheça as profissionais que irão ministrar as aulas:
* Adriana Mentz Martins - Gestora cultural, atua há mais de 20 anos na produção cultural, especificamente na área administrativa e executiva de eventos de médio e grande porte e também na prestação de serviços na área elaborando e formatando projetos culturais para as leis de incentivo Estadual (Pró-Cultura RS) e Federal (Rouanet), em diversos segmentos como: teatro, dança, música, festivais e eventos. Desde 2006 atua na gestão cultural e proponência de projetos do RS, entre os quais estão Porto Alegre em Cena, Natal Luz de Gramado, Festival de Cinema de Gramado e Canoas Jazz. Desde janeiro de 2017 trabalha na Coordenação de Captação de Recursos da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.
*Bia Wetzel - Coordenadora de logística do Festival Planeta Atlântida, onde atua desde sua primeira edição, gerente comercial e produtora de Zeca Baleiro e da banda gaúcha Nenhum de Nós.
*Bina Zanette - Produtora cultural. Atua há 21 anos na organização de eventos e projetos culturais. É proprietária da Santa Produção, empresa especializada em coordenação de eventos de grande porte, shows musicais e espetáculos teatrais. Possui experiência de 12 anos como agente de artistas, dentre eles, Karol Conka. Durante 08 anos coordenou e dirigiu o Festival Psicodália, que acontece em SC. Realiza desde 2012, programação anual no Teatro do Paiol(PR), com o projeto "Brasis no Paiol", em parceria com a Fineza Comunicação e Cultura. Atualmente, compõe a equipe dos festivais Rock in Rio (RJ), Game Xp(RJ), Festival de Curitiba(PR), Fims(PR), Se Rasgum(PA), Curitiba Jazz Festival (PR) e Tribaltech(PR). Integrante da Rede Coragem (PR) e Movimenta Clementina (BR).
*Daniela Lopes - Bacharel em Comunicação - Habilitação em Relações Públicas e proprietária da Cardápio Cultural, há quatorze anos atua em produção, consultoria, planejamento e gestão de projetos culturais. Com a Cardápio Cultural foi responsável pela gestão e planejamento de eventos e turnês patrocinados por empresas como SULGÁS, Petrobrás Distribuidora, CEEE, AGCO, Valtra, assim como contemplados por importantes prêmios: FUMPROARTE, Prêmio de Teatro Myriam Muniz/Funarte, Pró-Cultura RS FAC e Instituto Nacional del Teatro da Argentina. Atualmente também é Diretora de Produção do FIDPOA - Festival Internacional de Dança de Porto Alegre.
*Gisele Jordão - Graduada em Comunicação Social, mestre em Gestão Internacional, doutora em comunicação e práticas de consumo (ESPM-SP), é coordenadora acadêmica de cursos de graduação e pós-gradução de Cinema e Audiovisual da ESPM/SP. Professora da mesma instituição nos cursos de graduação em Comunicação Social e Cursos de Férias de Marketing Cultural e temas afins, desde 1999. Sócia da 3D3 Comunicação e Cultura, é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de estratégias de gestão cultural e ampliação do acesso à cultura bem como o fomento de expressões artísticas. É autora de livros no campo da comunicação e da cultura e utiliza a tecnologia de stakeholders para aplicar em suas diversas atividades: do fazer cultural à atividade acadêmica. Desde 2009, avalia a cadeia produtiva da cultura sob a perspectiva de quem produz e quem investe em cultura.
* Graciela Zunino - Trabalha com captação de patrocínios para projetos culturais há 18 anos. Trabalhou na Bienal do Mercosul e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre por 12 anos. Atualmente é sócia na Empresa Grupo Consultoria Empresarial, onde além de realizar a captação de projetos incentivados, elabora projetos para leis de incentivo a cultura. Realiza atualmente a captação para os projetos Virada Sustentável, Orquestra Jovem do RS, Festipoa Literária, POA JAZZ, Ouviravida, Pró-Biblioteca e Festival da Transformação.
*Lelei Teixeira - Jornalista. Trabalhou nos jornais Zero Hora e Correio do Povo, TV Guaíba, rádio Pampa e TVE/RS. Foi sócia da Pauta Assessoria e hoje integra a equipe da Gira Produção e Conteúdo. Como assessora de imprensa, coordenou edições do Festival de Cinema de Gramado e da Feira do Livro de Porto Alegre. Dedica-se à produção e revisão de artigos e livros. Assina o blog Isso não é comum, no site da Gira - https://giraconteudo.com.br/. No final de 2020 lançou o livro E fomos ser gauche na vida (Pubblicato Editora).
*Lidu Figueiredo - Mestra em Administração de Empresas com foco em Estratégia de Marketing para empresas no contexto do luxo. Empresária e consultora, usa eventos como ferramenta estratégica. Trabalha também para a construção de imagem das empresas. Nos últimos anos, já treinou mais de 5 mil pessoas de forma presencial. Como professora universitária, contribuiu para a formação de muitos eventólogos, marketeers, designers, jornalistas e publicitários ao longo de 10 anos.
*Lígia Petrucci - Produtora cultural com formação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS e especialista em Política Cultural (Relations Interculturelles/Gestion des arts) pela Formation Internationale Culture, em parceria com Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e em Gestão Cultural pelo Observatório Itaú Cultural, em parceria com Uiversitat de Girona. Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS, atua desde 1998 no Departamento de Difusão Cultural onde atualmente é diretora. Entre outras ações culturais, dedica-se à coordenação e curadoria do Projeto Unimúsica.
*Luciana Falcão - Coordenadora de eventos, jornalista, especializada em projetos esportivos pela Fundación Real Madrid, com capacitação pelo Ministério da Cultura no Circuito Cultura Gera Futuro e para eventos esportivos pelo Convention Bureau de Porto Alegre. Com 25 anos de experiência em planejamento, produção e comunicação de projetos, coordenou eventos como Garota Verão, Donna Fashion Iguatemi, ações de merchandising e premiação do Gaúchão de 2008 a 2014, e Te Joga. Coordenou as transmissões televisivas da inauguração da Arena do Grêmio e reinauguração do Beira Rio. Já foi premiada três vezes pela Rede Globo pelas ações de divulgação dos projetos Bem Estar Global, The Voice e da novela A Regra do Jogo. Premiada como Top de Marketing da ADVB e pelo Guinnes World Reccords pelo projeto Peneirinha Gillette.
*Marcia Caspary - Profissional da voz e atriz há 30 anos, produtora de recursos de acessibilidade comunicacional pela Tagarelas Produções desde 2010. Tem vasta experiência em áudio-descrição gravada e ao vivo, como roteirista e narradora em festivais de cinema, teatro e dança. Contemplada e indicada a prêmios de narração e voz original. Ministra palestras, masterclasses e oficinas.
Rafaela Pavin - proponente
Produtora, gestora, ativista cultural e cineclubista, atua no segmento de Produção e Gestão Cultural há 25 anos. No início dos anos 2000 foi ponte entre Porto Alegre e Pernambuco, realizando shows de bandas que se tornariam referência da música pernambucana no Brasil. Entre os trabalhos realizados ao longo da carreira, destaca a produção de palco do POA em Cena, de 2009 a 2011; a coordenação de palco do Festival de Cinema de Gramado entre 2011 e 2018, e a logística de artístico do Planeta Atlântida, onde atua desde 2012. Em Passo Fundo, é idealizadora e programadora do Cinematógrafo Cineclube, ofereceu consultoria para grupos artísticos de imigrantes, integrou júris de festivais de cinema estudantis e é atuante na construção das políticas públicas, tendo integrado a Comissão de Implementação do Plano Municipal de Cultura, a Comissão de Implementação da Lei Aldir Blanc e atualmente é membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais, representando a setorial de produtores culturais.
Comentários