Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Rico Baschera morre aos 60 anos de idade, após luta contra o câncer

por Rudimar Galvan

Corpo será sepultado em Ibiaçá nesta segunda-feira (14)

Rico Baschera morre aos 60 anos de idade.
Foto: Divulgação

Morreu neste domingo dia 23 de outubro, em Ibiaçá, um grande nome da música do Rio Grande do Sul, o tradicionalista Rico Baschera. Ele lutava contra um câncer há anos, e hoje, aos 60 anos de idade, foi vencido pela doença. Ele morreu na Fundação Hospitalar em Ibiaçá.

 

Rico se destacou na música como cantor e compositor. Foi um dos fundadores do Grupo Manotaço, no ano de 1988. No início dos anos 2000, fundou o Grupo Tarumã, quando passou a residir em Lagoa Vermelha. Há cerca de três anos, retornou a cidade de Ibiaçá.

Rico Baschera nasceu no dia 02 de dezembro de 1961, filho de Pradelino Baschera e Aurélia Teston Baschera, é natural de Ibiaçá/RS. Casou-se com Cleonice Cecchin Baschera em 1985. Tem 02 (dois) filhos: Vinicius Cecchin Baschera e Augusto Cecchin Baschera, bacharéis em Música pela Universidade de Passo Fundo e com mestrado em Portugal, onde estão residindo atualmente.

Rico Baschera é músico, autor, cantor, compositor e gaiteiro.  Foi fundador e Diretor do Grupo Manotaço por 20 (vinte) anos, onde gravou e participou de 06 (seis) CDs. Possui mais de 50 (cinquenta) composições editadas e gravadas por grandes nomes de nossa música gaúcha. Entre eles: Grupo Manotaço, Grupo Tranco Serrano, Grupo Gauderiaço, Essência Gaúcha, Renascença, Os Reis do Fandango, Xirú Pereira, Os Serranos, Os Mateadores, Jorge Freitas e Os Monarcas (sendo que este grupo gravou umas das músicas mais tocadas em fandangos, rádios, do sul do Brasil, a música intitulada “DE BOTA NOVA”).

No ano de 2011 lançou pela gravadora ACIT seu primeiro CD solo – DE GAITA E DE CAMPO.

No ano de 2012 venceu um dos maiores festivais da música gaúcha – o 21º Ronco do Bugio em São Francisco de Paula-RS com a música ABRAÇO ETERNO. Em setembro de 2012 foi o tradicionalista homenageado pelo Piquete 35.

Foi vencedor do Festival CANTE UMA CANÇÃO A VACARIA, durante o 30º Rodeio Internacional de Vacaria no ano de 2014, com a música ZÉ MENDES TÁ VIVO.

Recebeu a Medalha Comemorativa da 53ª (Quinquagésima Terceira) Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - gestão 2011/2015, pela importante contribuição cultural prestada à Comunidade.

Além da música, sempre teve grande paixão pela pecuária, com propriedade no município de Capão Bonito do Sul desde o ano de 1995.

O corpo de Rico Baschera está sendo velado em Ibiaçá, onde haverá celebração religiosa nesta segunda-feira, ás 10hs e após será cremado no Memorial Vera Cruz em Passo Fundo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais