Livro resgata a importância da história oral na aprendizagem
Baixar Áudio13 municípios dos Campos de Cima da Serra estão recebendo obra de forma gratuita
Estudantes de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de 13 municípios dos Campos de Cima da Serra estão recebendo, de forma gratuita, o livro "A Galinha que foi Caminhar o Mundo". O projeto idealizado pela produtora cultural Juliana Tonini tem como objetivo estimular o desenvolvimento da memória cognitiva, a imaginação, o aprendizado e a criatividade das crianças, de forma divertida.
O livro conta uma história oral adaptada de uma galinha que cansada de viver no poleiro, decide viajar e encontra pelo caminho muitos amigos que decidem se aventurar junto com ela. Esta é uma obra infantil destinada às crianças alfabetizadas ou não, de acordo com Tonini. Ela explica que no decorrer da narrativa existem lacunas em branco que permitem a interação com o interlocutor. Para as crianças que ainda não foram alfabetizadas o contador da história perguntará quais personagens estavam na viagem e buscará resposta oral.
As ilustrações do livro foram feitas pelo cartunista Ronaldo Cunha Dias, no final tem desenhos para as crianças colorirem e usarem a criatividade. Todo o livro é escrito em caixa-alta também conhecido como letra bastão. “Palavras escritas com este tipo de fonte apresentam as letras separadas, facilitando a identificação por parte da criança e o reconhecimento dos sons que compõem a palavra, facilitando a leitura para as que estão em fase de alfabetização”.
Estão sendo distribuídos gratuitamente 11 mil exemplares do livro, sendo que mil com transcrição do texto em braile, juntamente com folha para produção de textos para as bibliotecas, professores e alunos dos municípios de André da Rocha, Antônio Prado, Bom Jesus, Campestre da Serra, Esmeralda, Ipê, Jaquirana, Lagoa Vermelha, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra, São José dos Ausentes e Vacaria.
O projeto contempla também a realização de palestras sobre o resgate das histórias orais, distribuição do livro com sessão de autógrafos nas Feiras do Livro de Antônio Prado, Lagoa Vermelha e Vacaria. O livro “A Galinha que foi Caminhar o Mundo” foi produzido através da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, com o patrocínio do Instituto Elisabetha Randon, Resfriar e Vipal Borrachas. A realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
Comentários