Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Marcopolo lançam edital de R$ 20 milhões
Baixar ÁudioA Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), em parceria com a Fundação Marcopolo lançaram dia 12, um edital com orçamento de R$ 20 milhões, tendo recursos oriundos da Lei Aldir Blanc. Com foco em Criação e Formação – Diversidade das Culturas, o edital selecionará projetos de Pesquisa, Criação, Formação e Qualificação nas áreas do audiovisual, artesanato, artes visuais, circo, culturas populares, cultura viva, dança, diversidade, linguística, livro, leitura e literatura, música, teatro, museus, memória e patrimônio.
O edital recebe inscrições até 26 de janeiro, em formulário online disponibilizado no site da Fundação Marcopolo. A distribuição dos recursos destinados por meio da Chamada Pública 12/2020 será equânime, feita pela Fundação em todo o Rio Grande do Sul, contemplando cotas sociais, por áreas e segmentos, respaldados pela distribuição demográfica da população do Rio Grande do Sul – Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). O edital terá pontuação específica para Diversidade e, nos projetos de Pessoa Física, 50% para cotas sociais.
Uma das novidades no formato são as ações de busca ativa e desburocratização. Nesse sentido, a meta é facilitar ao máximo todos os processos da inscrição on-line, bem como o contato pessoal com um técnico-responsável, batizado de Anjo. Ele será indicado pela Fundação para atender cada região do Estado. Os anjos farão a busca ativa e auxiliarão na inscrição de projetos. Posteriormente, acompanharão a execução e fiscalizarão os selecionados.
Em entrevista ao programa Temática, Luciano Balen, coordenador do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas falou sobre o processo. Ouça a entrevista.
Comentários