Segunda parte do documentário "Resgate das Antigas Tropeadas" será exibido nesta sexta, 16/08
Baixar ÁudioIntegrantes do Piquete 35 relataram que na primeira parte do documentário houve pouco apoio, especialmente da Secretaria da Educação
A segunda parte do documentário “Resgate das Antigas Tropeadas” será exibida nesta sexta-feira, 16/08, em celebração ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural, na Casa da Cultura de Lagoa Vermelha (em cima do Banco do Brasil). Produzido pelo Piquete 35, a obra é a continuação do projeto que busca preservar e valorizar a memória das tropeadas, fundamentais para a formação histórica da região. Clique aqui e assista a primeira parte do documentário.
O integrante do Piquete 35, Eduardo Melo, explicou que o projeto foi realizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo e tem como principal objetivo resgatar e proteger as tradições dos tropeiros. Segundo ele, na primeira parte do documentário, o grupo teve pouco apoio, especialmente da Secretaria da Educação.
Durante o processo, foram entrevistadas pessoas que mantêm viva a memória dos tropeiros, seja por meio de histórias de familiares ou por informações sobre as antigas tropeadas. Em entrevista à Tua Rádio Cacique, Eduardo Muliterno, também integrante do grupo, documentário promete proporcionar ao público uma reflexão sobre como era o Rio Grande do Sul naquela época, quando a região era dominada por campos e mata fechada, sem pontes ou estradas.
A entrada para o evento é gratuita, com espaço disponível para cerca de 100 pessoas. A exibição do documentário resgata uma parte da história local, e convida a comunidade a refletir sobre as raízes culturais que moldaram a identidade local.
Comentários