Tia Ana é homenageada pela 8ª Região na Semana Farroupilha de 2023
Baixar ÁudioTradicionalista foi a primeira e possivelmente a única mulher a avaliar coreografias artísticas que envolvem o sapateio masculino nos festivais do Estado
Foto: Ricardo Silva/Tua Rádio
Ana Catarina Lenzi Pacheco, carinhosamente conhecida como Tia Ana pela comunidade de Lagoa Vermelha, é homenageada da 8ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul nas festividades da Semana Farroupilha de 2023. Vinda de uma família com origem italiana, a tradicionalista teve seu primeiro contato com a cultura gaúcha na juventude, ao participar de uma invernada de danças do CTG Alexandre Pato.
"Meu pai achava, como bom italiano, muito engraçado usar bota e bombacha. Ele nunca usou bota e bombacha na vida dele. Mas eu, já com 15, 16 anos, participei de uma invernada de danças do CTG Alexandre Pato", contou em entrevista à Tua Rádio Cacique.
Após essa breve participação, Ana e seu marido seguiram para a região da fronteira com a Argentina, onde tiveram a oportunidade de participar das primeiras edições da Califórnia da Canção Nativa. “Enquanto o Eraldo fazia a faculdade de Veterinária em Uruguaiana, a gente morou lá. Nós tivemos a oportunidade de participar das três ou quatro primeiras edições e aí veio aquele sentimento que brota de repente”.
Ao retornar para Lagoa Vermelha, em 1979, Ana e seu marido assumiram a patronagem do CTG Alexandre Pato e, em seguida, fundaram a Invernada Artística com crianças. Após o período como gestora do CTG, Ana e seu grupo fundaram o Grupo de Arte Nativa (GAN) de Lagoa Vermelha, onde ensinou danças por cerca de 30 anos.
Além de sua atuação como professora de danças tradicionais, Ana adquiriu conhecimento, participou de formações e atuou como jurada em diversos concursos pelo estado. Nos anos 90, foi pioneira na avaliação do desempenho artístico masculino, sendo a primeira e possivelmente a única mulher a avaliar coreografias artísticas que envolvem o sapateio nos festivais do Estado.
Tia Ana também teve o privilégio de ser conselheira do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) durante a gestão de Gilda Galeazzi, a primeira mulher presidente do MTG.
Como homenageada, ela terá uma agenda repleta de compromissos pelos municípios que compõem a 8ª Região Tradicionalista, incluindo André da Rocha, Antônio Prado, Bom Jesus, Campestre da Serra, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Esmeralda, lbiraiaras, Ipê, Lagoa Vermelha, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Muliterno, Pinhal da Serra, São José dos Ausentes e Vacaria. Essa homenagem destaca a relevância da contribuição de Tia Ana ao tradicionalismo gaúcho e sua dedicação em preservar e disseminar a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul.
Comentários