Projeto Nossa Terra em Palavras destaca obra da pesquisadora Lilian Cordeiro
Lagoense falou sobre livro e importância da literatura na educação
Projeto Nossa Terra em Palavras, da Associação Cultura Mônica Bonotto e da Tua Rádio Cacique, conversou com Lilian Cordeiro, nesta sexta-feira, 13/10. A escritora falou de seus livro, 'Singularidade arredia' em coautoria com Marli Silveira, que nasceu de uma história impactante que a autora conheceu em seu trabalho.
Quando trabalhava no programa 'Mulheres Mil', do IFRS campus Ibirubá em 2013, Lilian conheceu uma mulher que viveu em situação de escravidão durante a infância. Em uma aula de arte, esta mulher se negou a responder à chamada, dizendo que não tinha nome.
Ela não se reconhecia pelo seu nome porque não o sabia até os 10 anos. Foi "dada para criar" pelo pai a uma família que a forçava a trabalhar e a chamava de "Nega".
Essa história foi contada livremente pela própria mulher escravizada. Lilian então escreveu um relato e apresentou num congresso de história oral na Costa Rica.
Anos após esse relato, a amiga e escritora Marli Silveira convidou Lilian para trazer a história a público em forma de livro, lançado em 2022. Desta forma, as autoras escreveram o livro usando um conceito heideggeriano da singularidade arredia. O que foi a forma de sobrevivência utilizada por essa mulher, que teve negado o direito ao nome, dentre outras tantas coisas na vida dela.
Interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com Lilian Cordeiro através do e-mail [email protected]
Comentários