Inscrições para Jornada Nacional de Literatura serão abertas no mês de maio
Serão oferecidas duas mil vagas para a Jornada e 20 mil para a Jornadinha
As inscrições para um dos maiores eventos literários da América Latina iniciam em maio de 2017. O período de inscrições para a 16ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece em Passo Fundo/RS, começa no dia 10 de maio. Já as inscrições para a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura iniciam no dia 15 de maio. A 16ª edição é realizada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo.
O período de inscrições, para ambos os eventos, se estende até o preenchimento das vagas. Serão disponibilizadas duas mil vagas para a Jornada e 20 mil para a Jornadinha. As inscrições devem ser feitas no site da Jornada (www.upf.br/16jornada).
A 16ª Jornada Nacional de Literatura acontece de 2 a 6 de outubro. Essa movimentação cultural reúne leitores, escritores, artistas, pesquisadores e intelectuais com o objetivo de formar leitores. Entre os escritores confirmados estão Affonso Romano de Sant'Anna, Bráulio Tavares, Conceição Evaristo, Julián Fuks, Marina Colasanti, Mário Corso, Michel Laub, Nádia Battella Gotlib, Pedro Gabriel, Rafael Coutinho e Zeca Camargo.
As conferências serão realizadas durante o turno da noite, no Palco de Debates, denominado Palco da Compadecida, no Espaço Suassuna.
A 8ª Jornadinha Nacional de Literatura deve reunir 20 mil participantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que, durante os turnos da manhã e da tarde, conversarão com os escritores e participarão de diversas atividades em espaços pensados para eles.
Entre as novidades desta edição, está a temática das lonas onde acontece a Jornadinha. O espaço será uma homenagem à escritora Clarice Lispector e cada lona receberá o nome de uma personagem de lendas brasileiras transcritas pela escritora na obra Como nasceram as estrelas, de 1987. Assim, ao longo dos dias de Jornadinha, crianças e adolescentes vão se revezar entre a Tenda Yara, a Tenda Malazarte, a Tenda Negrinho do Pastoreio e a Tenda Curupira.
Conforme o Professor da UPF, Miguel Rettnmaier, um dos coordenadores do evento, o principal objetivo deste evento é que todos tenham contato mais efetivo com os autores.
Comentários