José Antônio de Andrade será Patrono do IV Festival Literário de Capão Bonito do Sul
O evento recheado de histórias e atrações será realizado no dia 17 de dezembro
“O Capão Bonito e Meu Sonho” é o tema escolhido para a quarta edição do Festival Literário de Capão Bonito do Sul. Adiado em 2020 por conta da pandemia, o evento, que reúne literatura e conhecimento, retorna neste ano e será realizado no dia 17 de dezembro. A programação inicia às 9h30, no Gaúcho Futebol Clube, e contará com visitação aos estandes de livros, apresentações artísticas dos alunos da EMEI Pequenos Anjinhos Joana Scopel Bolsonelo, das EMEFs Firmino Frizzo e Horácio Severo da Costa e da EEEM Dr. Abelardo José Nácul.
O Patrono convidado para o IV Festival Literário é o escritor lagoense, José Antônio de Andrade. “Após uma pausa necessária, por conta da pandemia, neste ano vamos retomar nosso evento que já é tradição e sucesso. O Festival Literário reúne inúmeras obras, de escritores mundiais, levando mais cultura aos participantes através de sua programação. Nosso maior objetivo é fazer com que a leitura se torne um hábito não somente na vida de crianças e jovens, mas de toda nossa comunidade”, destaca a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marizete Rauta.
O Festival Literário de Capão Bonito do Sul será realizado em apenas um dia, como parte da programação de conclusão do ano letivo, e o evento contará ainda, com a palestra “Superando Limites”, com Tiago Linck, que será aberta à comunidade. “Vamos manter, neste ano, um dia de programação recheado de atrações para os participantes, pois ao mesmo tempo que realizaremos o evento, iremos zelar pela saúde dos envolvidos, e temos certeza que a presença do Tiago Linck será um diferencial a nos motivar e nos fazer seguir a vida nesses dias tão difíceis em meio a pandemia”, manifesta a secretária de Educação.
O Patrono
José Antônio de Andrade nasceu em 19 de junho de 1948, em Lagoa Vermelha. Casado com Laureci Rosa Stormovski de Andrade, é Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul, e, além da literatura, atua como radialista, locutor, animador, comentarista e apresentador de programas na Lagoa TV e na Lagoa FM. Colunista do Jornal Folha do Nordeste, tornou-se escritor de contos, crônicas e poesias, falando da gente e das coisas simples e belas de sua terra. Saiu cedo em busca de seus sonhos, levou consigo o que de mais nobre e sublime pôde carregar: a essência nativa e a forma de vida da Lagoa Vermelha, cidade para a qual sempre volta. Seu mais recente retorno está presente nas memórias que compõem um livro de contos, o qual leva o leitor a uma viagem no tempo, nos sonhos e nas lembranças que permeiam sua mente.
O palestrante
A palestra “Superando Limites com Família Linck” demonstra a grande importância de manter-se forte, se renovando todos os dias, por mais que as dificuldades se façam presentes no dia a dia. O protagonista, Tiago Linck, de 14 anos, expõe toda esta teoria na prática, contando e demonstrando sobre sua vivência, aceitação e felicidade contínua. Além disso, a palestra oportuniza o espaço para perguntas e questionários.
Programação
9h30: início do IV Festival Literário;
Visitação aos estandes de livros - exposição a cargo de Luar Livros;
Apresentações artísticas com alunos da EMEI Pequenos Anjinhos Joana Scopel Bolsonelo; EMEF Horácio Severo da Costa e Firmino Frizzo; e EEEM Dr. Abelardo José Nácul;
12h: almoço;
13h30: palestra Superando Limites com Tiago Linck (aberta ao público);
Após, a palestra, cerimônia de encerramento do IV Festival Literário com apresentação o Coral da EMEF Firmino Frizzo;
Local: Gaúcho Futebol Clube.
Comentários