Comissão organizadora dos Festejos Farroupilhas em Lagoa Vermelha se reúne para programar ações em 2023
O tema estadual deste ano, que ressalta o “Centenário da Revolução de 1923”
Reuniram-se na Casa da Cultura Athos Branco as 22 entidades integrantes da Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas 2023, a fim de discutirem a programação para este ano.
Ao longo da reunião, as deliberações de cada entidade foram apresentadas, bem como o tema estadual deste ano, que ressalta o “Centenário da Revolução de 1923”, fato em que Lagoa Vermelha foi cenário para alguns embates.
Fazem parte da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2023 de Lagoa Vermelha: a Prefeitura (Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Desporto e de Desenvolvimento Econômico), Câmara de Vereadores, Brigada Militar, CTG Alexandre Pato, Piquete 35, Grupo de Arte Nativa, CTG Bombacha Branca, Emater/RS, Escola Estadual Trajano Machado, Escola Estadual Agrícola Desidério Finamor, Grupo de Escoteiros Guaianás, Grupo Folclórico Bombacha Preta, Núcleo Biriva de Criadores de Cavalo Crioulo, Conselho Municipal de Políticas Culturais, Conselho Municipal de Turismo, Sindicato Rural, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Paróquia São Paulo, Sindilojas, Associação dos Artesãos e Associação dos Motoristas.
O ato de abertura oficial dos Festejos Farroupilhas 2023 será realizado no dia 19 de agosto, com a geração e distribuição da chama crioula no Parque Estadual General Bento Gonçalves, em Cristal – 16ª Região Tradicionalista. Este ano, em nível estadual, a cantora e apresentadora Maria Luiza Benitez foi escolhida como a patrona.
Maria Luiza Benitez
Malu, como é conhecida, nasceu em Bagé e tem 71 anos. É cantora, compositora, atriz, mestre de cerimônias, radialista, apresentadora de TV e historiadora. Intérprete da música latino-americana, consagrada nos Festivais do Rio Grande do Sul, Maria Luiza Benitez possui uma carreira de mais de 50 anos, sendo uma das precursoras do Movimento Nativista.
Recebeu em 2008 o troféu “Mulher Farroupilha”, instituído pelo governo do Estado por sua contribuição para a arte e a cultura do RS, por meio da música. Também coleciona três “Prêmio Press” como locutora e apresentadora de notícias do ano. Foi agraciada com a honraria máxima concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com a medalha do “Mérito Farroupilha em 2010”.
Hoje, Malu é apresentadora do programa “Mateadas”, da TV Assembleia, e é locutora e apresentadora na Rádio Guaíba.
Comentários