Exposição celebra os 35 anos das Jornadas Literárias
Próxima edição da Jornada de Literatura será em outubro de 2017
Foto: Gelsoli Casagrande
“Jornadas Literárias: 35 anos” é o tema da exposição que pode ser conferida no Centro de Convivência da Universidade de Passo Fundo (UPF). Uma exposição paralela, “Ilustradores Franceses”, também acontece na Biblioteca Central e integra o acervo das Jornadas.
A exposição que está no Centro de Convivência abrange fragmentos de falas de diferentes escritores que participaram do histórico das Jornadas de Literatura. Há, ainda, fotos que registram as quinze edições realizadas desde 1981. A exposição é promovida pelo movimento Jornada em Ação. A curadora é a professora do curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), Mariane Loch Sbeghen.
Jornadas Literárias
As Jornadas Literárias constituem-se em movimentação cultural cujo objetivo é a formação de leitores multimidiais, emancipados, críticos e esteticamente sensíveis. Movimentação cultural de caráter permanente ocorre há 35 anos, numa promoção conjunta entre a UPF e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo/RS, contribuindo com a ampliação do cenário de leitura na cidade, na região e no Estado.
16ª edição do evento
A próxima edição da Jornada Nacional de Literatura já tem data definida. A 16ª edição do evento será realizada na primeira semana do mês de outubro de 2017, entre os dias 3 e 8. O anúncio oficial foi feito no dia 28 de setembro. Totalmente remodelada, a nova Jornada de Literatura é resultado de um grande estudo encomendado pela Universidade de Passo Fundo: realizado pela Infinito Cultural e Lukso Story & Strategy, empresa de consultoria de São Paulo, e complementado pelo Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (NEXPP/FAC/UPF).
A nova Jornada vai dialogar muito mais com os espaços da cidade de Passo Fundo e terá maior aproximação com os gestores da educação regional. As ações resultarão na “Jornalização” da cidade, que será marcada pela ocupação dos espaços culturais.
Comentários