Projeto "Livros Passeadores" da UPF facilita acesso à literatura em escolas
Educadores da região podem aderir ao projeto
O projeto "Livros Passeadores", uma iniciativa do Mundo da Leitura da Universidade de Passo Fundo (UPF), está de volta. Organizado por professores e estudantes da área de Letras, o projeto visa facilitar o acesso dos jovens leitores a um acervo de livros de qualidade. A partir deste mês, "sacolas literárias" estarão disponíveis para empréstimo em escolas de Passo Fundo e região, com o objetivo de fomentar a leitura entre os estudantes e enriquecer o trabalho com literatura em sala de aula.
O coordenador do projeto e do curso de Letras, professor Dr. Miguel Rettenmaier, enfatiza que essa é uma oportunidade de aproximar os jovens do acervo literário da UPF, utilizando a literatura como ferramenta para representar a realidade e promover reflexões sobre temáticas importantes que muitas vezes não são discutidas na sala de aula ou no ambiente doméstico.
As sacolas de "Livros Passeadores" são cuidadosamente selecionadas por estudantes de graduação e pós-graduação da UPF. Entre os autores escolhidos estão nomes consagrados como Josué Guimarães, Lygia Bojunga, Eva Furnari, Rafael Coutinho, Daniel Munduruku, Eliane Brum, J.R.R. Tolkien e Adélia Prado, além de títulos contemporâneos como "Jantar Secreto" de Raphael Montes, "A Paixão Segundo G.H." de Clarice Lispector, "Duas Iguais" de Cíntia Moscovich e "Uma Bomba no Quintal" de Galdino.
As sacolas foram organizadas em temas que possibilitam experiências diferentes em sala de aula através do contato com a literatura. “É o caso das sacolas ‘Papos Hard’, que tratam de temas fraturantes e de difícil abordagem, seja na escola ou na família. Outras sacolas dão voz às mulheres, reúnem quadrinhos e valorizam os povos originários”, explica Rettenmaier.
COMO PARTICIPAR
Além das temáticas já definidas, os professores têm a opção de solicitar sacolas personalizadas, de acordo com o interesse específico dos seus alunos, seja por tema, autoria ou outra característica proposta. Para isso, é necessário contatar a equipe do projeto pelo e-mail [email protected], com antecedência mínima de duas semanas, detalhando a demanda e os objetivos pedagógicos.
Os materiais devem ser retirados e devolvidos no Mundo da Leitura, localizado no Campus I da UPF, às segundas-feiras, das 14h às 17h. O projeto "Livros Passeadores" deve trazer uma nova dinâmica para o ensino de literatura nas escolas, enriquecendo o debate e incentivando o hábito da leitura entre os jovens.
Comentários