Sossella quer aprovação de projeto de lei que beneficia CTGs
Sossella tem apresentado o projeto dos CTGs em eventos tradicionalistas
Identificado com o tradicionalismo, o deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) tem entre as suas lutas para 2016 a aprovação do Projeto de Lei 415/2015. A iniciativa, de sua autoria, busca permitir o acesso dos CTGs ao Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais.
Denominado como Pró-Cultura, o sistema instituído pela Lei 13.490, de 21 de julho de 2010, busca promover a aplicação de recursos financeiros decorrentes de incentivos a contribuintes e do Fundo de Apoio à Cultura em projetos culturais.
A alteração na lei proposta por Sossella irá permitir a obtenção de recursos para os CTGs, sociedades sem fins lucrativos, que buscam divulgar as tradições e o folclore gaúcho.
Desde o início do ano, o deputado tem divulgado o projeto de lei junto a lideranças tradicionalistas. Em 8 de janeiro, por exemplo, apresentou a iniciativa na abertura do 64º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em Bento Gonçalves.
Além do PL 415/2015, Sossella é autor da Lei Estadual 13.513 de 8 de setembro de 2010, que instituiu a gaita como instrumento musical símbolo do RS. O parlamentar também faz parte de uma parceria entre a organização do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria na busca de apoio para a premiação do concurso de gaiteiros.
A disputa ocorre nas modalidades Piano (com as categorias pré-mirim, mirim, juvenil e adulto) e Ponto (com as categorias mirim, juvenil e adulto). Na edição de 2015, o deputado participou da entrega de seis gaitas aos vencedores do concurso.
Comentários