Matemático premiado pede cuidado nos cortes de recursos para pesquisa
Artur Ávila ganhou no ano passado a Medalha Fields, considerada no meio acadêmico o Prêmio Nobel de Matemática
O pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Artur Ávila, disse na segunda-feira, 20, que entende o momento de dificuldade econômica do Brasil, mas defendeu que haja cuidado nos cortes de recursos destinados à pesquisa no país, em especial na área de matemática. Artur ganhou no ano passado a Medalha Fields, considerada no meio acadêmico o Prêmio Nobel de Matemática, e foi o primeiro brasileiro a conquistar a premiação.
O pesquisador, que participou da cerimônia de entrega de medalhas da edição 2014 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), no Theatro Municipal, no centro do Rio, é inspiração para os alunos que se destacaram na competição e fez uma palestra no Rio de Janeiro, para os medalhistas.
Para ele, esses jovens estão aproveitando as oportunidades que têm à disposição, sem deixarem de se divertir. O matemático diz que, por desconhecimento, muitas pessoas sentem repulsa pela matéria e isso pode prejudicar o entendimento. Ele ressalta que existem dificuldades educacionais no Brasil que impedem o aproveitamento de talentos, mas fica satisfeito em ver tantos jovens incentivados para o estudo da matemática.
Comentários