Baixa adesão à Tarifa Social da Corsan em Lagoa Vermelha levanta questionamento sobre falta de informação
Baixar ÁudioO primeiro passo para acessar o benefício é estar inscrito no Cadastro Único, além de receber o Bolsa Família
Em Lagoa Vermelha, chama atenção o reduzido número de famílias que utilizam o benefício da Tarifa Social da Corsan, um auxílio para a redução dos custos com a conta de água. Atualmente, apenas 90 famílias estão cadastradas para receber a taxa com um valor reduzido, um número baixo quando comparado às 4.125 pessoas registradas no Cadastro Único, das quais aproximadamente 45% são beneficiárias do Bolsa Família.
O vereador Gabriel Vieira, do Progressistas, relatou essa disparidade em entrevista à Tua Rádio Cacique, sublinhando que há muito mais famílias que poderiam estar se beneficiando da tarifa social, mas não o fazem. Muitas vezes por falta de informação. Vieira disse que é fundamental notificar a população sobre seus direitos e incentivou as famílias a procurarem alternativas através do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e da própria Corsan, pois a redução na conta de água pode representar uma diferença no orçamento familiar.
O primeiro passo para acessar a tarifa social é estar inscrito no Cadastro Único e ter o cadastro atualizado, além de receber o Bolsa Família. Yuri Oliveira, atendedor do CRAS, explicou que os documentos necessários incluem RG, CPF, comprovante de residência e a conta de água. Segundo o servidor, a população que necessitar de ajuda deve procurar o CRAS.
Comentários