Sala das Margaridas já acolhe mulheres vítimas de violência doméstica no município
Baixar ÁudioO espaço proporciona um ambiente seguro para que a mulher denuncie seu agressor
Uma das oito Salas das Margaridas, inauguradas na última semana em municípios do RS, fica em Lagoa Vermelha. Por aqui, o espaço já acolhe mulheres que foram vítimas de violência doméstica.
A sala que está localizada junto à Delegacia Polícia é reservada e discreta. A decoração do espaço torna o ambiente menos intimidador e há brinquedos para que os filhos das vítimas possam se distrair, enquanto o plantonista confecciona o Boletim de Ocorrência.
A delegada Alexandra Taube Ferreira Nunes explica que a Polícia busca criar condições que incentivem as mulheres a denunciar seus agressores. Lagoa Vermelha está entre os municípios gaúchos com os maiores índices de violência doméstica.
Na sala, a mulher não se expõe e, se preferirem, pode agendar um horário para atendimento: “a gente combina e a pessoa vem no horário em que se sente mais tranquila, se não é um caso tão urgente ou grave”, afirma a delegada.
Como o registro é online, a notificação do juiz é mais rápida e os pedidos de medidas protetivas ou intimação dos agressores também são antecipados. Ouça a entrevista e saiba mais.
Comentários