Alta procura por novo RG lota agenda do IGP de Lagoa Vermelha até outubro
Baixar ÁudioO documento tem validade de 5 anos para menores de 16 anos, e de 10 anos para maiores de idade
A emissão do novo RG no Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Lagoa Vermelha tem gerado alta demanda, com a agenda de atendimento já preenchida até outubro. O documento agora utiliza o número do CPF como registro principal, substituindo o antigo número de registro geral (RG).
O novo RG tem validade de 5 anos para menores de 16 anos, e de 10 anos para maiores de idade. A alta procura leva a administração a estudar a possibilidade de abrir um segundo guichê de atendimento. Atualmente, o IGP funciona das 8h às 14h para a confecção do documento, sem fechar ao meio-dia, e até as 16h para serviços administrativos.
Para emitir o novo RG, é necessário apresentar a certidão de nascimento (se solteiro) ou de casamento (se casado). Os dados são enviados para análise em Porto Alegre, com prazo de entrega estimado entre 15 e 20 dias úteis. Após a aprovação, o cidadão pode também baixar a versão digital do documento no aplicativo Gov.br.
Segundo Alessandra Sbersse, nova responsável pelo atendimento no local, o serviço também inclui a correção de eventuais divergências. A nova servidora alerta que certidões rasuradas, manchadas, rasgadas ou plastificadas não são aceitas. Em caso de pequenos danos, a orientação é fazer uma cópia autenticada em tabelionato.
Comentários