Curso de Farmácia da UPF fabrica produtos de limpeza para vítimas das enchentes
Estudantes, professores e funcionários se organizaram para produzir 700 litros de hipoclorito de sódio e detergente de piso
O Instituto da Saúde, unidade acadêmica da qual o curso de Farmácia da Universidade de Passo Fundo (UPF) faz parte, possui um laboratório de manipulação de produtos de limpeza e antissépticos. Chamado de Setor Magistral, o departamento produz vários insumos, como detergentes e hipoclorito de sódio, para consumo interno nos diversos espaços da Universidade. Nos últimos dias, o Setor Magistral e o curso de Farmácia abraçaram uma nova demanda: a fabricação de produtos de limpeza para doar para as famílias que tiveram suas casas invadidas pelas enchentes.
O trabalho já começou, e até a próxima semana serão produzidos 400 litros de hipoclorito de sódio e 300 litros de detergente de piso. A farmacêutica e responsável técnica pelo Setor Magistral, Helena Xavier Vieira de Oliveira, destaca o motivo por optarem por estes produtos. “O detergente de piso e o hipoclorito de sódio são utilizados para limpeza pesada, que é a necessidade das vítimas das enchentes no momento”, lembra.
Entre estudantes, funcionários e professores, 25 pessoas estão se dedicando à produção dos produtos para doação. Uma das voluntárias é a estudante de Farmácia Nathália Rodrigues. “Estou ajudando a produzir saneantes porque sei a necessidade que se têm de produtos de higiene neste momento. Vi como uma oportunidade de ajudar o pessoal”, comentou a acadêmica, que está feliz por ter encontrado uma forma de contribuir.
*UPF
Comentários