Cinco pessoas em situação de rua foram levadas de volta para suas cidades
Baixar ÁudioAinda existem outras 15 pessoas vivendo nas ruas de Lagoa Vermelha
O município de Lagoa Vermelha tem enfrentado nos últimos meses um aumento na presença de pessoas em situação de rua. Nesta segunda-feira, 23/10, a Tua Rádio Cacique entrevistou Ivan Barreto, Secretário da Assistência Social e Habitação de Lagoa Vermelha, e Raniere Peixoto, Coordenador do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), para discutir as ações voltadas aos desabrigados.
Inicialmente, os técnicos da secretaria identificaram aproximadamente 20 pessoas em situação de rua, mas por meio de abordagens e assistência, conseguiram reduzir esse número para 15. Cinco dessas pessoas foram encaminhadas para outras cidades onde receberam apoio. As abordagens realizadas pela equipe do CREAS incluem conversas para entender as necessidades e os motivos que levaram essas pessoas a viverem nas ruas.
Barreto enfatizou a complexidade da situação, e ressaltou a importância de um esforço conjunto para lidar com essa questão. Conforme ele, a administração está trabalhando na estruturação de uma Casa de Passagem, que oferecerá abrigo temporário e assistência a essas pessoas.
O secretário explicou que as soluções para essa questão variam de acordo com as situações individuais. Alguns podem necessitar de tratamento para vícios em álcool ou drogas, enquanto outros precisam de apoio para se reintegrarem à sociedade e ao mercado de trabalho.
Sobre a sugestão de criar um galpão para os catadores de materiais recicláveis, o Secretário Ivan Barreto destacou que essa ideia envolve diálogo com outras secretarias e que a administração atualmente não dispõe de instalações para isso. No entanto, eles estão considerando a possibilidade de criar uma cooperativa para apoiar as atividades de reciclagem e proporcionar empregos adequados para essas pessoas.
Comentários