Balcão do Consumidor da UPF realiza ação educativa no Colégio Estadual
Os seis pontos do projeto de extensão já superaram 140 mil atendimentos
Em comemoração ao Dia do Cliente, celebrado no dia 15 de setembro, o Balcão do Consumidor da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou uma ação especial no Colégio Estadual de Lagoa Vermelha, nesta quarta-feira, 18/09. O projeto, voltado à mediação de conflitos entre consumidores e empresas, foi apresentado a alunos do 6º ao 8º ano, como uma ferramenta na resolução de problemas do cotidiano e na orientação de consumidores.
O professor Julio Giacomini, coordenador do Balcão em Lagoa Vermelha, descreveu a atividade os estudantes, que também são consumidores. O Balcão recebe pelo menos duas ocorrências diárias, seja para dar informações ou intermediar resoluções. Além de orientar sobre os direitos, o professor frisou que devido a compras feitas pela Internet, os cidadãos precisam estar atentos a golpes e links suspeitos.
Em entrevista à Tua Rádio Cacique, o professor Franco Scortegagna, coordenador geral do projeto, sublinhou o pioneirismo do Balcão do Consumidor da UPF, que já ultrapassou a marca de 140 mil atendimentos. O serviço resolve mais de 70% dos casos de forma amigável, evitando a necessidade de processos judiciais, que demandam mais tempo e custos. Ele também enfatizou o papel do Balcão na proteção dos consumidores contra fraudes e problemas com compras pela internet, que têm sido cada vez mais frequentes.
Segundo Scortegagna, a ação é um dos movimentos da instituição para levar o conhecimento além dos muros da academia, conscientizando a comunidade sobre seus direitos e responsabilidades no mercado de consumo.
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