MPRS adere à campanha nacional de conscientização sobre direitos das vítimas de violência
Baixar ÁudioO Ministério Público do Rio Grande do Sul aderiu neste mês à campanha “Justiça Começa pela Vítima”. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar pessoas que sofreram algum tipo de violência sobre os seus direitos e a quais órgãos devem recorrer.
Por meio de uma linguagem simples e inclusiva, materiais vinculados em redes sociais explicarão, por exemplo, a diferença entre o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Polícia Judiciária, além de elencar e definir seis direitos das vítimas (ressarcimento, direito à informação, direito ao tratamento digno, direito ao apoio jurídico, direito de ser ouvida, direito aos serviços de apoio). Veja.
Em entrevista à Tua Rádio Cacique, o promotor de justiça no Ministério Público de Lagoa Vermelha, Dr. Felipe Lisboa Barcelos, falou sobre a campanha. Segundo ele, no município as intuições funcionam bem e o papel do MP será no sentido de informar as vítimas sobre o funcionamento do sistema judicial e acolher as pessoas que movem os processos criminais.
Hospital São Paulo
Nos últimos dias, algumas pessoas têm expressado, por meio das redes sociais e outros canais, descontentamento com o atendimento prestado pelo Hospital São Paulo de Lagoa Vermelha. Sobre o tema, o promotor informou que o MP vai deixar que os municípios realizem fiscalizações e cobranças ao HSP, já que há um contrato entre a instituição e os municípios. O Ministério Público, a princípio, estaria a disposição para intermediar a discussão. Ouça a entrevista.
Comentários