Planejamento Estratégico de Lagoa Vermelha se torna um marco histórico no município
Projeto define metas de desenvolvimento para os próximos 20 anos
Foto: Taiz Reginini
A Prefeitura Municipal, o COMUDES e a Universidade de Passo Fundo realizaram nesta terça-feira (14), a apresentação do Planejamento Estratégico de Lagoa Vermelha. O trabalho desenvolvido no Planeja Lagoa definiu metas de forma coletiva, com ferramentas que possibilitaram avaliar os grandes problemas de cada área, em busca de resultados que visem à melhoria da vida da população. Este momento histórico representa oportunidades de avanços e inovações, onde estabelece estratégias de médio a longo prazo, para a superação de problemas, através da projeção do futuro que a comunidade busca.
Durante a entrega do livro com os documentos do Planejamento Estratégico, o reitor da UPF salientou que a conclusão deste trabalho, tem o significado de estar ao lado dos municípios para oferecer o melhor da Universidade de Passo Fundo e contribuir para o progresso de todos moradores de Lagoa Vermelha.
“Este projeto traz ideias de várias dimensões, por exemplo, como a comunidade pode e deve participar do progresso do município. Aí digo para vocês um recado muito importante: a partir de agora o planejamento é permanente, presente e de conhecimento de todos. Sobretudo, não se trata de um documento finalizado, e sim, que está em permanente construção. Sabemos que somente com o trabalho coletivo, podemos alcançar os objetivos que trabalhamos hoje. Estamos cumprindo mais uma etapa importante, agora o fundamental é a ação e a execução do que se diagnosticou. Lagoa vermelha está dando um grande exemplo a toda região, apostando no planejamento das suas ações, onde a população pode mostrar como enxerga o futuro e o que espera do futuro. Isto é fruto do desejo da comunidade”, destacou o reitor José Carlos Carles de Souza.
O prefeito Getulio Cerioli destacou que tudo que é planejado e acompanhado tem resultados satisfatórios, ressaltando que o município passa por um processo de evolução e desenvolvimento.
“Tudo que é efetuado com planejamento, resulta em evolução. Iremos acompanhar o plano para evoluir. Junto com a comunidade vamos definir o caminho que estamos percorrendo e aonde queremos chegar. Esta é a finalidade do trabalho, não podemos deixar que as coisas andem sem rumo. Apesar da crise econômica que afeta diversos aspectos da vida dos brasileiros, vamos fazer a nossa parte para podermos ter uma relação de confiança durante o trajeto que percorremos. Vamos construir um município melhor e vibrar com estes avanços. Independente de questões políticas e partidárias. Este é um grande momento de contribuição para um processo de evolução e desenvolvimento de Lagoa Vermelha”, finalizou o prefeito.
A partir de agora, o Planeja Lagoa está sob responsabilidade do Conselho Municipal de Desenvolvimento, que acompanhará a execução das ações de forma aberta e participativa com todas as entidades do município.
Comentários