Creas de Lagoa Vermelha inaugura no dia 22 de dezembro
Baixar ÁudioEspaço vai atender pessoas que tiveram os direitos violados
Inaugura no dia 22 de dezembro o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O espaço é uma unidade pública da Assistência Social que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências, que podem ser assédio, discriminação, abuso e outros. O evento de inauguração terá início às 09h.
Em entrevista à Tua Rádio Cacique na manhã desta quarta-feira, 15 de dezembro, a coordenadora do Creas, Genair Neri do Amaral, o secretário Municipal de Ação Social e Habitação, Ênio Camargo de Vargas e o prefeito Gustavo Bonotto (PP) falaram sobre o espaço.
O Creas poderá ser acessado de forma espontânea ou por encaminhamento de diferentes áreas, bem como por outros órgãos do sistema de garantia de direitos, como o Conselho Tutelar, o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Defensoria Pública.
Quem pode usar o serviço?
Todas famílias ou indivíduos sozinhos que se encontrem em situação de risco, de violência ou de outras formas de violações de direitos.
Tenho que levar algum documento?
A falta de documentação não impede a realização do atendimento.
Tenho que pagar pelo atendimento no CREAS?
Este serviço é gratuito para todas as pessoas. Assistência Social é um direito de toda a população brasileira e não é necessário fazer qualquer tipo de pagamento.
Como funciona?
No CREAS são realizados atendimentos especializados de forma individual ou em grupo que envolvem atividades coletivas e comunitárias. Além disso, no CREAS também é realizada orientação sobre acesso a benefícios e programas da Assistência Social e de outras políticas públicas e são fornecidas informações para defesa de direitos.
Alguns exemplos das situações que são atendidas no CREAS são:
➢ Violências que ocorrem na própria família da pessoa, a exemplo de: abandono, negligência, violência física ou violência psicológica;
➢ Discriminação por raça/cor e etnia, gênero, idade, identidade de gênero, orientação sexual, deficiência;
➢ Trabalho infantil;
➢ Afastamento ou rompimento do convívio familiar;
➢ Cumprimento de Medidas Socioeducativas: Duas modalidades são acompanhadas pelas equipes do CREAS: Prestação de Serviços à Comunidade e Liberdade Assistida;
➢ Violência Sexual (tanto o abuso, quanto a exploração sexual);
➢ Dependência de cuidados por causa da idade (para pessoas idosas) ou por causa de deficiência (para pessoas de qualquer idade);
➢ Vítimas de calamidades ou emergência social, como no caso do rompimento de barragens, enchentes, secas, migrantes.
A sede em Lagoa Vermelha, está localizada na Avenida Circular, 2161, centro, com horário de atendimento das 8h ás 12h e das 13h30min ás 17h30min ou através do telefone/WhatsApp Business: (54) 9 9688-7752
Formado por profissionais especializados, o CREAS conta com a coordenação de Genair Neri do Amaral, psicóloga, Luana Amaral, assistente social, Vanessa Brambatti, assessora jurídica, Lauriane Artico e a recepcionista, Indyanara Zanella.
Comentários